CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO TRANSFUSIONAL POR MEIO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA

  • Autor
  • Joice Silva do Nascimento
  • Co-autores
  • Shirlane Priscilla Barbosa de Melo Azedo Raposo , Nayara Thamyres Lopes de Oliveira , Gabriela de Sousa Melo Martins
  • Resumo
  •  

    Introdução: a terapia transfusional é um recurso de alta complexidade e grande valor para a manutenção da vida humana, nesse contexto, mesmo com os grandes avanços tecnológicos e científicos ainda não foi encontrado um material que venha a substituir o tecido-vivo humano denominado sangue (BRASIL, 2007; PEREIMA, et al. 2010). É consenso mundial que o profissional Enfermeiro deve deter conhecimento e habilidades para atuar na terapia hemotransfusional, desde a administração com segurança, monitorização a possíveis reações adversas e atuação em caso de intercorrências (FLOOD; HIGBIE, 2016). Nessa circunstância a simulação realística é uma estratégia que possibilita o empoderamento do aluno colocando-o como protagonista do ensino aprendizado tendo o professor como facilitador desse processo além de atuar frente ao proposto sem colocar em risco real a vida do paciente (OLIVEIRA; et al. 2014). Objetivo: identificar o conhecimento dos alunos de graduação em enfermagem sobre o processo transfusional. Material e métodos: trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa realizado com 40 alunos do curso de graduação em enfermagem do 5° período da Universidade Federal do rio Grande do Norte, no mês de fevereiro de 2017. Por meio da metodologia ativa simulação realística com atores foi apresentado o conteúdo. Após foi aplicado um instrumento para identificar qual conhecimento adquirido sobre a temática, composto por 10 questões abrangendo os aspectos da etapa pré-transfusional (5 questões), o ato transfusional (3 questões) e reações transfusionais (2 questões). O estudo obteve apreciação favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN com parecer número CAAE:50197915.8.0000.5537, foi empregado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: ao aplicar o instrumento após a realização do ensino por meio da simulação realística, destaca-se positivamente no período pré transfusional questões referentes a coleta para testes pré transfusionais e tempo de temperatura ambiente do hemocomponenete com índice de 97,5% cada, não obtendo itens com baixa de conhecimento nessa etapa. Quanto ao ato tranfusional a questão referente ao tempo máximo de infusão obteve-se 100,0 % de conhecimento neste quesito. Visto a complexidade do procedimento observou que o tempo de acompanhamento beira-leito obteve baixo índice de conhecimento dentre questões fundamentais para o sucesso do procedimento (20,0%). Por fim quanto as reações transfusionais destaca-se as reações transfusionais imediatas e tardias com índice de 35,0%. Conclusão: de acordo com os dados obtidos observa-se um conhecimento significativo dos estudantes por meio de metodologias ativas a respeito da coleta para os testes pré transfusionais e tempo máximo de infusão. Nota-se a importância de se trabalhar efetivamente essa temática no processo de formação por se tratar de um procedimento de alta complexidade de grande impacto na saúde dos pacientes.

     

  • Palavras-chave
  • Simulação de paciente; Estudantes de enfermagem; Transfusão de Componentes Sanguíneos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciência e Tecnologia em Saúde
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