INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas a preocupação com a segurança do paciente tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde, refletindo na busca e desenvolvimento de um cuidado seguro e de qualidade. No que tange à assistência de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva, salienta-se a necessidade de um maior investimento na segurança do paciente, com a identificação e prevenção de erros, uma vez que a clientela atendida requer cuidados específicos, com diferentes tecnologias, aparelhagens e maior contingente profissional. O erro humano pode acontecer em decorrência de fatores isolados ou de múltiplos fatores associados, quer sejam inerentes ao próprio paciente, de ordem institucional, financeira e de recursos estruturais, além dos fatores humanos. (HARADA; PEDREIRA, 2009). O primeiro passo para o entendimento e prevenção do erro é conhecer a possibilidade de sua ocorrência, além dos tipos, causas e consequências. OBJETIVO: Identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre os aspectos conceituais relacionados à segurança do paciente. MATERIAS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado com 32 estudantes do nono período da Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio grande do Norte. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2017, após aprovação do comitê de ética em pesquisa. De acordo com Yoshikawa et al. (2013), para verificar a compreensão dos estudantes da graduação de enfermagem sobre a segurança do paciente, os alunos responderam um questionário com aspectos conceituais. RESULTADOS: Com relação a assertiva “cometer erros na área da saúde é inevitável”, a maior parte dos alunos concordaram (18; 56,3%); da mesma forma foi possível observar que a maior parte dos alunos concordaram que “depois que um erro ocorre uma efetiva estratégia de prevenção é trabalhar com mais cuidado” (25; 78,2%), assim como, concordaram que “para a análise do erro humano, é importante saber quais as características individuais do profissional que cometeu o erro” (17; 53,1%), concordaram fortemente que “Na vigência de um erro, todos os envolvidos devem discutir sua ocorrência” (32;100%); a fim de determinar formas de preveni-lo; como também concordaram que “existe uma grande diferença entre o que os profissionais sabem e o que é visto no dia a dia da assistência à saúde”( 23;81,9%); entretanto, a maioria dos alunos discordaram das assertivas “profissionais competentes não cometem erros que causam danos aos pacientes” (30;93,7%); da mesma forma “alunos comprometidos não cometem erros que causam danos aos pacientes”( 29;90,6%), demonstrando o conhecimento que a análise do erro não pode ser individual, e sim sistêmica. CONCLUSÃO: Os alunos trazem evidências sobre a compreensão voltadas a segurança do paciente. É imprescindível que os cursos de graduação em enfermagem abordem a segurança do paciente durante o processo de formação, subsidiando ações e estabelecendo conhecimentos e habilidades que minimizem erros e cultivem a segurança do paciente, pois serão os futuros profissionais atuantes na assistência à saúde da população.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
1. Serão aceitos trabalhos tipo relato científico e/ou de experiência, de natureza diversa (pesquisa qualitativa, quantitativa, extensão e de revisão), desde que relacionados ao escopo geral do evento, os campos Nome Completo e E-mail dos autores devem ser preenchido corretamente.
2. A data limite para o envio de trabalhos será às 24 horas (horário de Brasília/DF) do dia 30/04/2019. O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição deverá ser realizada até 30 de Junho de 2019, através do site do evento.
3. O preenchimento e envio serão feitos exclusivamente por meio eletrônico.
4. Serão aceitos até 03 (três) trabalhos por inscrição no Congresso. Serão aceitos como co-autor até 02 (dois) trabalhos por inscrição no congresso. Cada trabalho poderá conter até 05 (cinco) autores.
5. O sistema disponibiliza o percentual de 0 a 100% de espaço para preenchimento, equivalente a 500 palavras, não inserir (gráficos, tabelas, referências).
6. É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente no espaço destinado ao tema livre, na página eletrônica específica. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema.
7. O trabalho deverá ser apresentado de forma estruturada: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão/Considerações finais. Os nomes dos autores, a(s) Instituição (ões) e as referências bibliográficas, não deverão ser mencionados no corpo do texto. Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Os trabalhos com resultados e conclusões como: “os resultados serão apresentados e discutidos…”, não serão aceitos para apresentação. Não é permitido submeter o mesmo artigo a mais de uma categoria, sob penalização de desclassificação.
8. Os trabalhos poderão ser enviados apenas na língua portuguesa. Os resumos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em congressos em anos anteriores. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho.
9. O autor responsável pelo envio do trabalho receberá por e-mail um protocolo e um resumo do cadastro individual com seus dados e dos coautores;
10. Após revisão do resumo, a relação de trabalhos aceitos será publicada em nosso site www.coneci.com.br, com data e horário em que serão apresentados no Congresso;
11. Os Temas enviados serão analisados de modo criterioso por membros designados pelos coordenadores; cada tema livre será avaliado por no mínimo dois avaliadores distintos de maneira cega. Temas com notas discrepantes serão julgados novamente por comissão escolhida pela coordenação geral do CONECI;
12. A média final de cada tema não será informada aos autores;
13. Os Vencedores dos melhores temas serão premiados no encerramento do congresso.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Idioma
Contato
Comissão Científica
Enfa. Bruna Rodrigues Monteiro
Enfa. Juliana Raquel Silva Souza
Enfo. Carlos Jordão de Assis Silva
Enfa. Lorena Fernanda Silva de Oliveira Nunes
Enfa. Amanda Barbosa da Silva
Enfa. Jéssica de Araújo Olímpio
Enfa. Marília Souto de Araújo
Enfo. Mercio Gabriel de Araújo
Enfa. Raiane Caroline da Silva França
Enfo. Anderson Brito de Medeiros
NCS Ensino em Saúde
contato@ncsensino.com.br
(84) 98770-2212