COMPREENSÃO DOS CONCLUINTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE ASPECTOS CONCEITUAIS DA SEGURANÇA DO PACIENTE

  • Autor
  • Shirlane Priscilla Barbosa de Melo Azedo Raposo
  • Co-autores
  • Joice Silva do Nascimento , Larissa de Melo Pereira , Gabriela de Sousa Martins Melo
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas a preocupação com a segurança do paciente tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde, refletindo na busca e desenvolvimento de um cuidado seguro e de qualidade. No que tange à assistência de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva, salienta-se a necessidade de um maior investimento na segurança do paciente, com a identificação e prevenção de erros, uma vez que a clientela atendida requer cuidados específicos, com diferentes tecnologias, aparelhagens e maior contingente profissional. O erro humano pode acontecer em decorrência de fatores isolados ou de múltiplos fatores associados, quer sejam inerentes ao próprio paciente, de ordem institucional, financeira e de recursos estruturais, além dos fatores humanos. (HARADA; PEDREIRA, 2009). O primeiro passo para o entendimento e prevenção do erro é conhecer a possibilidade de sua ocorrência, além dos tipos, causas e consequências. OBJETIVO: Identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre os aspectos conceituais relacionados à segurança do paciente. MATERIAS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado com 32 estudantes do nono período da Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio grande do Norte. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2017, após aprovação do comitê de ética em pesquisa. De acordo com Yoshikawa et al. (2013), para verificar a compreensão dos estudantes da graduação de enfermagem sobre a segurança do paciente, os alunos responderam  um questionário com aspectos conceituais. RESULTADOS: Com relação a assertiva “cometer erros na área da saúde é inevitável”,  a maior parte dos alunos concordaram (18; 56,3%); da mesma forma foi possível observar que a maior parte dos alunos concordaram que “depois que um erro ocorre uma efetiva estratégia de prevenção é trabalhar com mais cuidado” (25; 78,2%), assim como, concordaram que “para a análise do erro humano, é importante saber quais as características individuais do profissional que cometeu o erro” (17; 53,1%),  concordaram fortemente que  “Na vigência de um erro, todos os envolvidos devem discutir sua ocorrência”  (32;100%); a fim de determinar formas de  preveni-lo; como também concordaram que  “existe uma grande diferença entre o que os profissionais sabem e o que é visto no dia a dia da assistência à saúde”( 23;81,9%); entretanto, a maioria dos alunos discordaram das assertivas “profissionais competentes não cometem erros que causam danos aos pacientes” (30;93,7%); da mesma forma “alunos comprometidos não cometem erros que causam danos aos pacientes”( 29;90,6%), demonstrando o conhecimento  que a análise do erro não pode ser individual, e sim sistêmica. CONCLUSÃO: Os alunos trazem evidências sobre a compreensão voltadas a segurança do paciente. É imprescindível que os cursos de graduação em enfermagem abordem a segurança do paciente durante o processo de formação, subsidiando ações e estabelecendo conhecimentos e habilidades que minimizem erros e cultivem a segurança do paciente, pois serão os futuros profissionais atuantes na assistência à saúde da população.

  • Palavras-chave
  • Segurança do paciente, Estudantes de enfermagem, Educação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
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