INTRODUÇÃO: Assim, a tecnologia educacional tem se destacado por proporcionar educação e promoção da saúde à população ao permitir a identificação sistemática de desenvolvimento, organização ou utilização de recursos educacionais e manuseio desses processos, bem como o uso das técnicas orientadas por equipamentos ou auxílio de recurso audiovisual no cenário educacional. (SOUZA; MOREIRA; BORGES, 2014). OBJETIVO: Elaborar uma tecnologia educativa como estratégia para a prevenção das doenças cardiovasculares. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se da elaboração de uma tecnologia educativa que evidencia através de figuras os fatores que contribuem positivamente para o funcionamento do coração e os fatores que podem desencadear o surgimento de doenças cardiovasculares, ( Souza et al., 2014), corrobora que as tecnologias são estratégias que podem ser utilizadas na promoção de comportamentos saudáveis, por meio da aprendizagem de habilidades para os cuidados de saúde no enfrentamento do processo saúde-doença. Destaque-se as tecnologias como recurso promotor de saúde, além da relação entre profissionais de saúde e população, fundamental e decisiva na eficácia da utilização tecnológica. Neste quesito, devem ser considerados os usuários como agentes ativos nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças (SOUZA; MOREIRA; BORGES, 2014). A construção da tecnologia educativa se deu a partir do projeto de pesquisa aprovado pelo (CNPq) tendo como número do parecer: 189.28, intitulado de: Estratégias educativas para prevenção do adoecimento cardiovascular em funcionários de uma instituição de ensino superior. A tecnologia educacional denominada ligacardio foi elaborada em janeiro- fevereiro de 2017. Inicialmente foi anexado as figuras, sendo elas as que contribuem positivamente para o funcionamento do sistema cardiovascular e os fatores de risco cardiovasculares incluindo também nestes alimentos e etc. RESULTADOS:Espera-se que na aplicação da mesma as pessoas participantes da aplicação da tecnologia sejam capazes de identificar as figuras que contenham fatores benéficos ao coração, onde deverá ser ligada ao mesmo presente no instrumento. Compreende-se que as tecnologias educativas, tornam-se relevantes como uma proposta de educar, informar e empoderar pessoas sobre determinada temática, a partir do momento que a mesma consiste em uma metodologia ativa de forma lúdica e dinâmica, necessitando que o sujeito participe de forma ativa em seu processo de aplicação. CONCLUSÃO: A tecnologia ligacardio é uma estratégia educativa, sendo considerada relevante por proporcionar reflexão sobre a prevenção de doenças cardiovasculares de forma lúdica. Tornando-se relevante a validação desse material com especialistas, e avaliação das pessoas que utilizarem a mesma.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
1. Serão aceitos trabalhos tipo relato científico e/ou de experiência, de natureza diversa (pesquisa qualitativa, quantitativa, extensão e de revisão), desde que relacionados ao escopo geral do evento, os campos Nome Completo e E-mail dos autores devem ser preenchido corretamente.
2. A data limite para o envio de trabalhos será às 24 horas (horário de Brasília/DF) do dia 30/04/2019. O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição deverá ser realizada até 30 de Junho de 2019, através do site do evento.
3. O preenchimento e envio serão feitos exclusivamente por meio eletrônico.
4. Serão aceitos até 03 (três) trabalhos por inscrição no Congresso. Serão aceitos como co-autor até 02 (dois) trabalhos por inscrição no congresso. Cada trabalho poderá conter até 05 (cinco) autores.
5. O sistema disponibiliza o percentual de 0 a 100% de espaço para preenchimento, equivalente a 500 palavras, não inserir (gráficos, tabelas, referências).
6. É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente no espaço destinado ao tema livre, na página eletrônica específica. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema.
7. O trabalho deverá ser apresentado de forma estruturada: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão/Considerações finais. Os nomes dos autores, a(s) Instituição (ões) e as referências bibliográficas, não deverão ser mencionados no corpo do texto. Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Os trabalhos com resultados e conclusões como: “os resultados serão apresentados e discutidos…”, não serão aceitos para apresentação. Não é permitido submeter o mesmo artigo a mais de uma categoria, sob penalização de desclassificação.
8. Os trabalhos poderão ser enviados apenas na língua portuguesa. Os resumos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em congressos em anos anteriores. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho.
9. O autor responsável pelo envio do trabalho receberá por e-mail um protocolo e um resumo do cadastro individual com seus dados e dos coautores;
10. Após revisão do resumo, a relação de trabalhos aceitos será publicada em nosso site www.coneci.com.br, com data e horário em que serão apresentados no Congresso;
11. Os Temas enviados serão analisados de modo criterioso por membros designados pelos coordenadores; cada tema livre será avaliado por no mínimo dois avaliadores distintos de maneira cega. Temas com notas discrepantes serão julgados novamente por comissão escolhida pela coordenação geral do CONECI;
12. A média final de cada tema não será informada aos autores;
13. Os Vencedores dos melhores temas serão premiados no encerramento do congresso.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Idioma
Contato
Comissão Científica
Enfa. Bruna Rodrigues Monteiro
Enfa. Juliana Raquel Silva Souza
Enfo. Carlos Jordão de Assis Silva
Enfa. Lorena Fernanda Silva de Oliveira Nunes
Enfa. Amanda Barbosa da Silva
Enfa. Jéssica de Araújo Olímpio
Enfa. Marília Souto de Araújo
Enfo. Mercio Gabriel de Araújo
Enfa. Raiane Caroline da Silva França
Enfo. Anderson Brito de Medeiros
NCS Ensino em Saúde
contato@ncsensino.com.br
(84) 98770-2212