Introdução: A parada cardiorrespiratória consiste em uma parada súbita da respiração seguida da cessação dos batimentos cardíacos e é considerada uma das emergências pediátricas que mais ameaçam a vidas das crianças. Desse modo, faz-se necessário profissional dotado de conhecimento teórico-prático para o reconhecimento precoce do referido quadro clínico e execução das condutas adequadas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo descrever sobre a importância da qualificação dos profissionais de enfermagem na assistência à criança em situação de parada cardiorrespiratória. Material e método: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, realizada por meio das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), encontradas na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). As pesquisas foram realizadas nos meses de março e abril de 2018, sendo encontrados 11 (onze) artigos, dos quais 5 (cinco) respondiam ao tema da pesquisa. Resultados: Na emergência, sinais e sintomas ocorrem de maneira intempestiva. Os clientes podem apresentar sinais importantes para identificação de uma parada cardiorrespiratória. Nesse sentido, a equipe de enfermagem deve ser ágil e dotada de conhecimentos para reversão de possíveis intercorrências, e, para isso, é imprescindível por parte desses profissionais a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos atualizados. Considerando suas características próprias, a criança necessita de uma assistência especializada, exigindo, assim, uma gama de conhecimentos por parte dos profissionais de enfermagem, com vistas à eficiência na tomada de decisões e agilidade na execução dos procedimentos. Regularmente, os cursos de Suporte Básico e Avançado de Vida, monitorado pela Associação Americana de Cardiologia, são ofertados no Brasil, visando à capacitação desses profissionais. Essas atualizações são de extrema importância para os enfermeiros, sobretudo para aqueles que atuam nas emergências hospitalares. Isto posto, é imprescindível que os profissionais atuantes no serviço pediátrico estejam em constante aprendizado, buscando treinamentos específicos no que concerne à conduta adequada frente à parada cardiorrespiratória, assim como o conhecimento das condições predisponentes para uma intervenção eficiente. Conclusão: Nessa perspectiva a qualificação do profissional de enfermagem torna-se imprescindível na assistência à criança em situação de parada cardiorrespiratória, assim como a constante atualização desses profissionais através da realização de cursos específicos a essa condição de emergência e a prática constante e sistematizada das condutas estabelecidas, visto que a falta de conhecimento ou má aplicabilidade dos procedimentos podem comprometer de maneira considerável a qualidade do atendimento e o êxito da assistência, colocando ainda mais em risco a vida desses pacientes.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
1. Serão aceitos trabalhos tipo relato científico e/ou de experiência, de natureza diversa (pesquisa qualitativa, quantitativa, extensão e de revisão), desde que relacionados ao escopo geral do evento, os campos Nome Completo e E-mail dos autores devem ser preenchido corretamente.
2. A data limite para o envio de trabalhos será às 24 horas (horário de Brasília/DF) do dia 30/04/2019. O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição deverá ser realizada até 30 de Junho de 2019, através do site do evento.
3. O preenchimento e envio serão feitos exclusivamente por meio eletrônico.
4. Serão aceitos até 03 (três) trabalhos por inscrição no Congresso. Serão aceitos como co-autor até 02 (dois) trabalhos por inscrição no congresso. Cada trabalho poderá conter até 05 (cinco) autores.
5. O sistema disponibiliza o percentual de 0 a 100% de espaço para preenchimento, equivalente a 500 palavras, não inserir (gráficos, tabelas, referências).
6. É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente no espaço destinado ao tema livre, na página eletrônica específica. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema.
7. O trabalho deverá ser apresentado de forma estruturada: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão/Considerações finais. Os nomes dos autores, a(s) Instituição (ões) e as referências bibliográficas, não deverão ser mencionados no corpo do texto. Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Os trabalhos com resultados e conclusões como: “os resultados serão apresentados e discutidos…”, não serão aceitos para apresentação. Não é permitido submeter o mesmo artigo a mais de uma categoria, sob penalização de desclassificação.
8. Os trabalhos poderão ser enviados apenas na língua portuguesa. Os resumos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em congressos em anos anteriores. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho.
9. O autor responsável pelo envio do trabalho receberá por e-mail um protocolo e um resumo do cadastro individual com seus dados e dos coautores;
10. Após revisão do resumo, a relação de trabalhos aceitos será publicada em nosso site www.coneci.com.br, com data e horário em que serão apresentados no Congresso;
11. Os Temas enviados serão analisados de modo criterioso por membros designados pelos coordenadores; cada tema livre será avaliado por no mínimo dois avaliadores distintos de maneira cega. Temas com notas discrepantes serão julgados novamente por comissão escolhida pela coordenação geral do CONECI;
12. A média final de cada tema não será informada aos autores;
13. Os Vencedores dos melhores temas serão premiados no encerramento do congresso.
Autor Corporativo
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
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Enfo. Carlos Jordão de Assis Silva
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