O estado nutricional é de grande importância para se manter a qualidade de vida e, até mesmo a saúde do ser humano. No Brasil, o índice de pessoas obesas está aumentado a cada dia e mundialmente. Isso se deve possivelmente a uma rotina estressante e exigência social e financeira. Nas universidades, a realidade não é muito diferente. Jovens recém-ingressos são expostos diariamente a uma rotina estressante que não estão adaptados. Além disso, alguns saem de seus lares ou cidades para estudar na capital. Diante de todos esses fatores, a alimentação torna-se de má qualidade, sendo rica em gorduras, principalmente. Diante disso, esse trabalho objetivou traçar o perfil antropométrico e nutricional dos universitários recém-ingressos no curso de Farmácia da Fametro. Alunos recém-ingressos no curso de Farmácia (n=9) foram submetidos a um questionário e mensuração de peso. Os dados foram plotados em planilhas do Excel e expressos em percentual. A idade média dos alunos foi de 18,5 anos para o sexo feminino e, 19,7 para o sexo masculino, onde a maioria tinha como cidade natalina, Fortaleza. O peso das alunas encontrava-se dentro do limite da normalidade, entretanto, os alunos apresentaram-se em sobrepeso. Não realizavam atividade física e faziam uso de grande ingestão de alimentos. As refeições eram ricas em carboidratos e lipídeos. Conclui-se nesse trabalho que a população de universitários recém-ingressos no curso de Farmácia era jovem, apresentando fatores de risco para enfermidades crônicas, dentre elas, o sedentarismo. No entanto, a obesidade era inexistente, apesar de uma má qualidade nutricional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017