OBJETIVOS: Relatar a vivencia com a realização de atividades manuais propostas em um grupo de convivência para idosas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a realização de atividades manuais propostas nos encontros ocorridos em um grupo de convivência para idosas. Os recursos utilizados foram artigos de papelaria, miçangas, fitas decorativas, tesoura, cola entre outros. O grupo “Construindo a Melhor Idade” surgiu por meio do Projeto de Extensão em Saúde da Família proposto pelo corpo docente da Fametro em 2015. Depois da vigência do projeto de extensão, que teve duração de um ano, o grupo deu continuidade as suas atividades, porém em caráter voluntário. As atividades são realizadas semanalmente em um encontro com duração de uma hora, em que são promovidas práticas de educação em saúde abrangendo temáticas interdisciplinares relevantes ao envelhecimento ativo, às mesmas são sugeridas pelas próprias participantes para que se alcancem os objetivos das atividades propostas. RESULTADOS: A partir da realização de atividades manuais no grupo pode-se observar uma evolução do trabalho em equipe das participantes e o empenho para a execução das atividades de forma a atingir o objetivo proposto. As atividades anteriormente não tinham atenção, por se pensar que as dificuldades na execução pelas idosas seriam um obstáculo, porém os extensionistas se depararam com algo como uma atividade manual, que com a criação de um produto ao final, era possível acessar habilidades e competências que não se conseguia aproximar em outras atividades, assim essas atividades passaram a ter maior planejamento entre os extensionistas para que cada vez mais ocorresse o treinamento da motricidade fina favorecendo uma melhoria na qualidade de vida das integrantes.CONCLUSÕES: É indispensável à realização de práticas manual na terceira idade, para despertar e avançar em áreas difíceis para os extensionistas, como capacidade de atenção as orientações iniciais, decisão de como vai fazer, trabalho em equipe, habilidade motora fina, o que faz em atividades desafiadoras, a partir de sua realização percebe-se de maneira geral um empoderamento desse público diante da realização de suas atividades cotidianas auxiliando no bom desemprenho das mesmas e melhorando sua autonomia a frente de suas necessidades diárias.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017