O desenvolvimento de produtos de panificação com ingredientes alternativos à farinha de trigo torna-se algo cada vez mais desejado por consumidores, estudos abordam essa substituição objetivando melhorar a qualidade nutricional e para atender a um público específico, como os celíacos, e a um público que busca cada vez mais produtos com atrativos mais saudáveis. Este trabalho teve como objetivo propor a elaboração de biscoito com substituição da farinha de trigo por farinha de coco, farinha de amêndoas e farinha de linhaça, bem como verificar a aceitabilidade sensorial. Os biscoitos foram avaliados sensorialmente utilizando uma escala hedônica verbal estruturada de nove pontos, a mesma foi aplicada no laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição da Faculdade Cisne de Quixadá. Foi realizado um método sensorial afetivo com trinta e cinco indivíduos, incluindo alunos e docentes da própria instituição. Os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCL, onde descrevia todo o processo da analise. Os resultados foram totalizados e calculados em frequência de respostas dos provadores, nas categorias gostei e desgostei, e um segundo teste sobre a intenção de compra. Desta forma, na aceitação global, 60% dos provadores gostaram muitíssimo da amostra, 32,43% gostaram muito e 8,57% gostaram moderadamente. O atributo que as pessoas mais aprovaram do biscoito, foi o sabor com 71,43% das respostas, seguido do aroma com 51,43%, cor e textura com 42,86% e 82,86% de respostas na categoria de certamente compraria. Os resultados obtidos na análise sensorial indicam que houve boa aceitação pelos avaliadores, assim como a intenção de compra. A partir desse estudo pode-se concluir que a utilização de farinhas mistas (amêndoas, coco e linhaça) em substituição ao trigo, é capaz de conferir ao produto características distintas, como crocância e coloração.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017