As doenças crônicas não transmissíveis, são consideradas uma epidemia na atualidade, dentre essas, ressalta-se a relevância da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e do diabetes mellitus (DM) por serem doenças frequentes e silenciosas que representam um desafio para o sistema público de saúde. Objetivo: Buscar ativamente doenças crônicas não transmissíveis através do rastreamento em saúde e promover orientação à população quanto aos riscos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, o qual fundamenta-se no serviço oferecido pelos discentes do Estágio Supervisionado I de Farmácia Clínica da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, ressaltando a importância da orientação na atenção farmacêutica. O processo foi caracterizado pelo preenchimento em fichas dos dados primários dos voluntários. Em subsequência foram realizadas as técnicas de aferição de ambos os serviços oferecidos, com os aparelhos de esfigmomanômetro e medidor de glicemia, e os resultados foram dados sob orientações individualmente. Resultados: O rastreamento contou com 88 atendimentos, onde 38 indivíduos já apresentavam diagnóstico médico de doença, sendo (24) com hipertensão e (14) com diabetes. Dentre a população avaliada, o maior número de casos de hipertensão foi no sexo feminino com idade igual ou inferior a 50 anos, totalizando em um número de 18 casos, mas que fazem o uso do medicamento diariamente. Conclusão: Essa experiência contribuiu para que os acadêmicos, mediante a ação de rastreamento realizassem orientações quanto ao uso racional de medicamentos, adesão ao tratamento, possibilitando a detecção de sinais precoce, assim como a ampliação do esclarecimento sobre hipertensão e diabetes e seus riscos à saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017