O uso de ferramentas didáticas que associam texto objetivo com figuras podem facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho na prática de profissionais da saúde que trabalham em âmbito hospitalar, sendo estratégico para promoção e prevenção da saúde. O objetivo desse trabalho foi elaborar um instrumento de auxílio prático para contribuir na orientação da segurança do paciente em unidade hospitalar a partir de protocolos básicos regulamentados pelo Ministério da Saúde. A metodologia baseou-se na busca na literatura cientifica por instrumentos que foram criados e aplicados em unidades hospitalares. A análise dos artigos resultou na descoberta de instrumentos usados para prevenir os riscos de acidentes e reações adversas quanto aos serviços prestados aos pacientes, dentre esses destacou-se o “Treinamentos Educacionais” para estes profissionais. A partir desta busca foi desenvolvido o projeto de uma cartilha produzida de maneira dinâmica, forma sanfonada, tamanho pequeno a fim de facilitar o acesso, distribuição e leitura, contendo seis seções com suas respectivas ilustrações. O instrumento aborda 6 protocolos básicos com foco nos problemas de maior incidência no ambiente hospitalar e amplia todas informações referentes a cada um, sendo eles: identificação do paciente, prática de higienização de mãos, cirurgia segura, segurança na prescrição e do uso e administração de medicamentos, prevenção de quedas e prevenção de ulcera por pressão. Como conclusão, supõe-se que a utilização deste ferramenta possa auxiliar os profissionais de saúde no âmbito hospitalar colaborando para gerar resultados positivos, prevenir eventos adversos em internações e garantindo bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017