Introdução: A sociedade desde seus primórdios, busca constantemente indivíduos que apresentem semelhanças em comum com os demais. Porém há os que não se adequam a este padrão social, se distinguindo dos demais, como as pessoas que apresentam Transtorno do Aspecto Autista (TEA). O autismo é um transtorno, caracterizado por prejuízos neuropsicológicos na comunicação e interação social, como nos comportamentos de interesse e padrão de atividade. Visto isso, o enfermeiro apresenta papel fundamental na inserção social e adaptação do paciente e sua família. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes no atendimento de enfermagem a criança com transtorno do Aspecto Autista. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das autoras, referente ao atendimento de enfermagem a crianças com Transtorno do Aspecto Autista nas consultas de puericultura, realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Secretaria Regional I, localizada no município de Fortaleza-CE. As consultas ocorreram durante os meses de abril e maio de 2018, durante as aulas teórico-práticas na unidade de saúde. O atendimento compreendia os aspectos de crescimento e desenvolvimento da criança, abordando também, as dificuldades enfrentadas pela família na adaptação a sociedade, nos relacionamentos em geral, no aprendizado escolar, bem como as necessidades individuais de saúde da criança e da família. Resultados e discussões: Durante o desenvolvimento do processo de enfermagem, foram realizadas atividades como, avaliação do estado nutricional e recordatório da frequência alimentar, acompanhamento das curvas de crescimento e vigilância do desenvolvimento, além do acompanhamento vacinal e de suplementação vitamínica. Contudo, foi realizada a escuta ativa das queixas dos responsáveis, quanto a progressão dos sintomas das crianças com TEA, as dificuldades na adaptação escolar e a manutenção de contato social e familiar. As discentes buscaram aprofundar as dúvidas e trabalhar com os responsáveis a importância de entender a criança como um indivíduo que possui suas singularidades e subjetividades, mas necessitam de imposição de limites, mudanças do cotidiano afim de minimizar as alterações do sono, fala e audição, estímulo cauteloso para o contato físico respeitando seu comportamento e o adaptando aos poucos. As participantes se mostraram surpresas ao serem informadas sobre os benefícios sociais que as crianças possuem, além do direto ao atendimento multidisciplinar e das possibilidades de melhoria do quadro clinico e comportamental da criança. Conclusão: Conclui-se que o atendimento de enfermagem possui um papel fundamental no suporte do processo de adaptação social da criança e da família, além da assistência ao crescimento, desenvolvimento e acompanhamento ao quadro clinico do cliente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017