A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Manoel José Silva Costa[i]
Francisco Elton Jones Arruda da Silva²
Amanda Denise Martins de Araújo3
Gabriele da Silva Botelho4
Vanessa Kelly de Castro5
Anaíze Viana Bezerra de Menezes6
INTRODUÇÃO: O câncer de próstata pode ser prevenido, se for detectado precocemente. Assim, é preciso atentar para os motivos que podem interferir na decisão do homem de realizar ou não a prevenção do câncer de próstata. Nos quais estes motivos podem estar ligados a mitos, tabus, traumas, valores culturais e sua própria sexualidade/masculinidade. OBJETIVO: Relatar a experiência das ações educativas em saúde realizadas com homens de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), situada na zona rural do município de Caucaia-CE. METOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado com homens de 40 a 50 anos, localizada no município de Caucaia-CE. RESULTADOS: Os homens demonstraram participativos, expressando suas dúvidas e anseios principalmente com questões desconhecidas por eles, como a estrutura fisiológica do corpo humano, as possíveis complicações ocorridas quando se tem a patologia, a sexualidade e sobre os programas existentes para atenção a saúde do adulto. Ainda mencionaram a importância de momentos de encontros com profissionais de saúde, mas expressaram dificuldades para o uso do serviço de saúde. CONCLUSÕES: A experiência permitiu conhecer a vontade que os homens têm em saber, sobre o cuidado pela a vida, e assim planejar orientações que possam promover a sua qualidade de vida desmistificando os tabus impostos pela sociedade. REFERÊNCIAS: 1. Brasil, Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Tipos de câncer-Próstata-PrevençãoTratamento. Rio de Janeiro [Internet]. 2016 [cited 2016 Mar 17]. Available from: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/ti posdecancer/site/home/prostata/prevencao. 2. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (BR). Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2014: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2014. 122 p.
1Enfermeiro. Graduado pela Faculdade Terra Nordeste – FATENE. Pós – graduando em Enfermagem em Terapia Intensiva (UNIQ). E-mail: manoel2009127@hotmail.com.
2Acadêmico do 10° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Bolsista de Iniciação Científica pelo PROMIC. Monitor da Disciplina Processo de Cuidar em Saúde da Criança e RN. Integrante do Grupo de Estudo de Enfermagem na Saúde da Criança- GEESC.
4Acadêmica do 7° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da Criança- GEESC. Integrante do PROMOVEN- FAMETRO.
5Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Urgência e Emergência pela FATENE. Pós- graduanda em Enfermagem em Terapia Intensiva (UNIQ).
6Enfermeira. Graduada pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF). Especialista em Saúde Coletiva pela ATENEU. Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017