SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM APENDICITE AGUDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Denise Martins de Araujo[1]
Gabriele da Silva Botelho[2]
Luma Thais Martins Campos[3]
Francisco Elton Jones Arruda da Silva[4]
Vanessa Kelly Freire de Castro[5]
Manoel José Silva Costa[6]
INTRODUÇÃO: A apendicite aguda é a causa mais comum de dor abdominal que requer intervenção cirúrgica imediata. Cuja patologia origina-se da obstrução de seu lúmen, pela formação de fecálito (mais comum), tumor ou corpo estranho, causando dor abdominal no paciente sintomático. OBJETIVO: Aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem a um portador de apendicite aguda. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa do tipo relato de experiência, cujo sujeito foi um adulto de 33 anos diagnosticado com apendicite aguda, internado na clínica médica, Fortaleza-CE, em 2017. A coleta de dados foi realizada através do exame físico, anamnese e dados do prontuário do paciente. A partir dessas informações foi elaborada a sistematização da assistência de enfermagem, utilizando-se dos manuais da NANDA, NIC e NOC. RESULTADOS: A partir dos dados coletados, foram traçados 03 diagnósticos reais e potenciais de enfermagem com base no NANDA. CONCLUSÕES: Conclui-se que o profissional enfermeiro deve prestar a assistência adequada ao paciente de acordo com suas principais necessidades como um todo. Compreendendo, a importância de realizar a sistematização da assistência de enfermagem, promovendo o cuidado integral ao paciente. REFERÊNCIAS: Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017 [recurso eletrônico]/[NANDA International] ; organizadoras: T. Heather Herdman, Shigemi Kamitsuru ; tradução: Regina Machado Garcez ; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2015. Lima, Geraldo José de Souza et al. Apendicetomia videoassistida por único transumbilical comparada à via laparoscópica e laparotômica na apendicite aguda. ABCD, arq.bras.cir dig., Mar 2012, vol. 25, no.1, p.2-8. ISSN 0102-6720.
[1]Acadêmica do 7° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana Da Grande Fortaleza (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa Em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da criança- GEESC. E-mail: amanda23denise@gmail.com
[2]Acadêmica do 7° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana Da Grande Fortaleza (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa Em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da criança- GEESC. Integrante do PROMOVEN- FAMETRO.
[3]Acadêmica do 8° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana Da Grande Fortaleza (FAMETRO). Integrante do Grupo de Pesquisa Em Estomaterapia e Geriatria- GRUPEG. Integrante do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da criança- GEESC.
[4]Acadêmico do 10° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana Da Grande Fortaleza (FAMETRO). Bolsista de Iniciação Científica pelo PROMIC. Monitor da Disciplina Processo de Cuidar em Saúde da Criança e RN. Integrante do Grupo de Estudo de Enfermagem na Saúde da Criança- GEESC.
[5]Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Urgência e Emergência pela FATENE. Pós- graduanda em Enfermagem em Terapia Intensiva (UNIQ).
[6]Enfermeiro. Graduado pela Faculdade Terra Nordeste – FATENE. Pós – graduando em Enfermagem em Terapia Intensiva (UNIQ).
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017