Para que qualquer empresa ou negócio possa expandir é indispensável o uso do marketing digital, e ficar de fora dessa tecnologia é perder grandes oportunidades. O marketing é a principal arma para posicionar o profissional em um mercado altamente competitivo e deve ser incansável para obter os melhores resultados (BERTOZZI,2002).
As constantes mudanças no mercado contábil exigem profissionais cada vez mais atualizados com essas mudanças, acessíveis e dinâmicos, pois os clientes na busca por profissionais, procuram por qualidade e praticidade. Dessa forma, para o sucesso da organização e um ótimo desempenho o bom marketing é essencial (KOTLER, 2012).
Segundo Peleias, Hernandes, et al (2007), o contador profissional busca desenvolver uma imagem positiva, se empenhando para promover sua marca, oferecendo produtos e serviços diferenciados, e sempre estar atualizado com as tendências do mercado em que o cliente atua. Em outros trabalhos acadêmicos Lucian, Pinto, França (2013) sugeriu que o marketing digital nas mídias sociais é de grande importância para as empresas privadas no que concerne a divulgação de ideias e a forma com que essas empresas trabalham. Para Torres (2009) com a falta de investimento no marketing digital, o gestor deixará de falar da sua empresa na mídia, possibilitando assim que outras pessoas possam falar sem que a empresa tome conhecimento sobre o assunto. Contudo a internet tem interferência no seu negócio por mais que a empresa não invista nessa ferramenta.
No que se refere a metodologia, trata-se de um estudo qualitativo onde serão aplicados as técnicas de pesquisa descritivas, nas quais foram aplicadas em empresas de contabilidade de Fortaleza que possuem o selo do Programa de Qualidade do Sescap. Quanto a finalidade é utilizada a pesquisa aplicada, o procedimento é a coleta de dados e também o estudo de caso pois o presente artigo faz levantamento de dados de uma determinada amostra.
Diante da exigência do mercado com a atual tecnologia, espera-se que os contadores mais jovens e com menos tempo no mercado utilizem-se do marketing digital para atrair novos clientes, e se mostrar positivamente ao mercado. Clientes são atraídos pelos desejos e necessidades da utilização de produto e serviço. (KOTLER, ARMSTRONG, 2012).
O artigo é composto por 3 seções na qual no primeiro será abordado a metodologia aplicada no artigo, a segunda os resultados e discussões sobre os dados da pesquisa. Na última seção será apresentado as considerações finais.
O presente artigo estabelece como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Qual o perfil das empresas de contabilidade de Fortaleza, que fazem parte do Programa de Qualidade do Sescap (PQS) que utilizam o marketing digital? Assim o objetivo geral desse artigo é analisar o perfil das empresas de contabilidade que utilizam o marketing digital. Para tanto será abordado como objetivos específicos: Observar o perfil do gestor que utilizam marketing digital; Apresentar as principais mídias sociais utilizadas pelas empresas.
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, pois será buscado informações nas prestadoras de serviços e levantando os dados. Quanto a finalidade, o presente estudo utiliza a pesquisa aplicada, no qual foi definido os 33 escritórios de contabilidade que utiliza o selo do Programa de Qualidade Sescap (PQS) no ano de 2017/2018 como meio de especificar a pesquisa, sendo que essas entidades atuam em Fortaleza-CE, e será estudado o perfil das mesmas. O presente artigo é do tipo de pesquisa aplicada, pois através desse método de pesquisa. Quanto a abordagem o artigo se classifica como qualitativo, pois sua principal ferramenta é o pesquisador, e cabe a ele coletar os dados e aplicar estatísticas.
Quanto aos procedimentos, foi utilizado a coleta de dados, que foram relacionados na estatística relativa, na qual foi formulado através das respostas do questionário aplicado nos 33 escritórios, botando em evidencia o perfil das mesmas. Logo mais foram também retirados do questionário as mídias digitais que a empresa investiu e também os meios digitais que foram trabalhados para alcançar o seu público-alvo, na qual é a sustentabilidade do negócio.
A pesquisa foi realizada com um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha, sendo que 4 questões podiam ser marcadas mais de uma opção. As questões foram enviadas para as 33 empresas participantes do Programa de Qualidade Sescap (PQS), obtendo 12 respostas.
Observa-se que o Facebook e Sites são as mídias sociais mais utilizadas pelos escritórios contábeis ficando classificado com 83,3% cada mídia social. Concluiu-se que outras mídias também são utilizadas, whatsapp ficou com 58,3%, instagran também com 58,3%, linkedin 33,3%, e google + 25%. Em outro artigo Silva, Silva e Prado (2015), 53,8% dos gestores confirmaram o uso do facebook, ou seja, apesar de ter passado poucos anos a mídia digital ainda é a mais utilizada no quesito marketing digital.
Observou-se que 80% confirmaram investir em Sites, 10% no google + e 10% no whatsapp. Facebook apesar de ser a mídia digital mais utilizada, só 40% confirmaram investir na mesma. Ficou confirmado também que as empresas não investem no youtube, linkedin, twitter, telegram e snachat.
Verificou-se que 83,3% dos gestores confirmam que utilizam as mídias socias como meio de captação de novos clientes. Exposição da sua marca e aumento da conexão com o cliente confirmaram 75% cada resposta, e aumento da fidedignidade dos clientes com 33,3%. 75% responderam a opção “oportunidade e negócio”, “monitorar a concorrência” com 58,3%, ou seja, as empresas observam as concorrentes e buscam oportunidades de expor sua marca nas mídias sociais.
Observou-se que as empresa atuantes no mercado, são de uma gestão mais jovem, e investem no marketing digital. A mídia mais investida são os sites. Outra contribuição relevante é que as empresas buscam com esse investimento a obtenção de novos clientes. O presente estudo mostrar a relevância do uso do marketing digital como ferramenta de divulgação para o seu negócio.
Este estudo colabora com a área acadêmica para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o marketing digital no setor contábil ou em outros segmentos, podendo ser estudados em outros programas do setor, podendo também expandir para outros estados do país.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017