PERFIL DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE E A UTILIZAÇÃO DO MARKETING DIGITAL

  • Autor
  • Jaqueline Soares Barbosa
  • Co-autores
  • Jadson Carvalho de Aguiar , Lucas Gurgel Mota Saraiva , Aline Mota Albuquerque , Francelio Arlindo de Souza , Daniel Angelim de Alcantara
  • Resumo
  • Para que qualquer empresa ou negócio possa expandir é indispensável o uso do marketing digital, e ficar de fora dessa tecnologia é perder grandes oportunidades. O marketing é a principal arma para posicionar o profissional em um mercado altamente competitivo e deve ser incansável para obter os melhores resultados (BERTOZZI,2002).

    As constantes mudanças no mercado contábil exigem profissionais cada vez mais atualizados com essas mudanças, acessíveis e dinâmicos, pois os clientes na busca por profissionais, procuram por qualidade e praticidade. Dessa forma, para o sucesso da organização e um ótimo desempenho o bom marketing é essencial (KOTLER, 2012).

    Segundo Peleias, Hernandes, et al (2007), o contador profissional busca desenvolver uma imagem positiva, se empenhando para promover sua marca, oferecendo produtos e serviços diferenciados, e sempre estar atualizado com as tendências do mercado em que o cliente atua. Em outros trabalhos acadêmicos Lucian, Pinto, França (2013) sugeriu que o marketing digital nas mídias sociais é de grande importância para as empresas privadas no que concerne a divulgação de ideias e a forma com que essas empresas trabalham. Para Torres (2009) com a falta de investimento no marketing digital, o gestor deixará de falar da sua empresa na mídia, possibilitando assim que outras pessoas possam falar sem que a empresa tome conhecimento sobre o assunto. Contudo a internet tem interferência no seu negócio por mais que a empresa não invista nessa ferramenta.

    No que se refere a metodologia, trata-se de um estudo qualitativo onde serão aplicados as técnicas de pesquisa descritivas, nas quais foram aplicadas em empresas de contabilidade de Fortaleza que possuem o selo do Programa de Qualidade do Sescap. Quanto a finalidade é utilizada a pesquisa aplicada, o procedimento é a coleta de dados e também o estudo de caso pois o presente artigo faz levantamento de dados de uma determinada amostra.

    Diante da exigência do mercado com a atual tecnologia, espera-se que os contadores mais jovens e com menos tempo no mercado utilizem-se do marketing digital para atrair novos clientes, e se mostrar positivamente ao mercado. Clientes são atraídos pelos desejos e necessidades da utilização de produto e serviço. (KOTLER, ARMSTRONG, 2012).

    O artigo é composto por 3 seções na qual no primeiro será abordado a metodologia aplicada no artigo, a segunda os resultados e discussões sobre os dados da pesquisa. Na última seção será apresentado as considerações finais.

    O presente artigo estabelece como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Qual o perfil das empresas de contabilidade de Fortaleza, que fazem parte do Programa de Qualidade do Sescap (PQS) que utilizam o marketing digital? Assim o objetivo geral desse artigo é analisar o perfil das empresas de contabilidade que utilizam o marketing digital. Para tanto será abordado como objetivos específicos: Observar o perfil do gestor que utilizam marketing digital; Apresentar as principais mídias sociais utilizadas pelas empresas.

    A pesquisa caracteriza-se como descritiva, pois será buscado informações nas prestadoras de serviços e levantando os dados. Quanto a finalidade, o presente estudo utiliza a pesquisa aplicada, no qual foi definido os 33 escritórios de contabilidade que utiliza o selo do Programa de Qualidade Sescap (PQS) no ano de 2017/2018 como meio de especificar a pesquisa, sendo que essas entidades atuam em Fortaleza-CE, e será estudado o perfil das mesmas. O presente artigo é do tipo de pesquisa aplicada, pois através desse método de pesquisa. Quanto a abordagem o artigo se classifica como qualitativo, pois sua principal ferramenta é o pesquisador, e cabe a ele coletar os dados e aplicar estatísticas.

    Quanto aos procedimentos, foi utilizado a coleta de dados, que foram relacionados na estatística relativa, na qual foi formulado através das respostas do questionário aplicado nos 33 escritórios, botando em evidencia o perfil das mesmas. Logo mais foram também retirados do questionário as mídias digitais que a empresa investiu e também os meios digitais que foram trabalhados para alcançar o seu público-alvo, na qual é a sustentabilidade do negócio.

    A pesquisa foi realizada com um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha, sendo que 4 questões podiam ser marcadas mais de uma opção. As questões foram enviadas para as 33 empresas participantes do Programa de Qualidade Sescap (PQS), obtendo 12 respostas.

    Observa-se que o Facebook e Sites são as mídias sociais mais utilizadas pelos escritórios contábeis ficando classificado com 83,3% cada mídia social. Concluiu-se que outras mídias também são utilizadas, whatsapp ficou com 58,3%, instagran também com 58,3%, linkedin 33,3%, e google + 25%. Em outro artigo Silva, Silva e Prado (2015), 53,8% dos gestores confirmaram o uso do facebook, ou seja, apesar de ter passado poucos anos a mídia digital ainda é a mais utilizada no quesito marketing digital.

    Observou-se que 80% confirmaram investir em Sites, 10% no google + e 10% no whatsapp. Facebook apesar de ser a mídia digital mais utilizada, só 40% confirmaram investir na mesma. Ficou confirmado também que as empresas não investem no youtube, linkedin, twitter, telegram e snachat.

    Verificou-se que 83,3% dos gestores confirmam que utilizam as mídias socias como meio de captação de novos clientes. Exposição da sua marca e aumento da conexão com o cliente confirmaram 75% cada resposta, e aumento da fidedignidade dos clientes com 33,3%. 75% responderam a opção “oportunidade e negócio”, “monitorar a concorrência” com 58,3%, ou seja, as empresas observam as concorrentes e buscam oportunidades de expor sua marca nas mídias sociais.

    Observou-se que as empresa atuantes no mercado, são de uma gestão mais jovem, e investem no marketing digital. A mídia mais investida são os sites. Outra contribuição relevante é que as empresas buscam com esse investimento a obtenção de novos clientes. O presente estudo mostrar a relevância do uso do marketing digital como ferramenta de divulgação para o seu negócio.

    Este estudo colabora com a área acadêmica para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o marketing digital no setor contábil ou em outros segmentos, podendo ser estudados em outros programas do setor, podendo também expandir para outros estados do país.  

     

  • Palavras-chave
  • Marketing digital. Contábil. Sescap
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • CONTABILIDADE E FINANÇAS NO CENÁRIO BRASILEIRO
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Organizadora

 

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Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

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Comissão Científica

 

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Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017