INTRODUÇÃO: O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da puericultura, que possibilita identificar as necessidades das crianças, e é de suma importância que o enfermeiro esteja apto para realizar esse atendimento, sabendo avaliar, intervir quando necessário e orientar a família. OBJETIVOS: Relatar a experiência da consulta de puericultura realizada por acadêmicos de enfermagem. MÉTODOS: Estudo do tipo relato de experiência, vivenciado e desenvolvido a partir da consulta de enfermagem na puericultura, em unidade básica de saúde (UBS) de Fortaleza-CE, descrita por acadêmicos do 7° semestre, no mês de Junho de 2018. RESULTADOS: Ao iniciar o atendimento, os acadêmicos se depararam com o tencionamento da mãe quanto à presença do enfermeiro da área adscrita a qual ela fazia parte, os acadêmicos de forma cautelosa e humanizada foram acolhendo e trabalhando uma escuta qualificada para atender as demandas desta díade. Na observância e atendimento a criança de 04 meses, sexo masculino, levado para a consulta do dia 24/05/2018, com queixa apenas de desconforto respiratório esporádico, foi possível constatar após realização de anamnese e exame físico que embora a criança tivesse um peso de 3.100kg, apresentava índice de massa corporal (IMC) baixo para a idade quando comparado a curva do cartão da criança. Pedimos que a mãe mostra-se a técnica usada por ela para amamentar seu filho e nos informasse a regularidade das mamadas. Pôde-se perceber que a mesma não estava realizando o esvaziamento completo das mamas, com isso o leite final, rico em gordura e nutrientes para o bebê não era realizado, pois ocorria a mudança. Com base nos achados, realizamos as seguintes intervenções; quanto à amamentação ineficaz, foi orientado sobre manutenção de registro da duração e frequência das mamadas; determinar a periodicidade das mamadas em relação às necessidades do bebê obtendo como resultados esperados a manutenção eficaz da amamentação. Quanto às queixas respiratórias, evidenciou-se o risco de reposta alérgica, orientando que evitasse substâncias causadoras de reações alérgicas; explanou-se também formas de controle de alergênicos ambientais (Ex.: poeira, fungos e pólen), sendo os resultados esperados a melhora do padrão respiratório. CONCLUSÃO: Embora a mãe da criança tenha chegado com receio do atendimento realizado por acadêmicos de Enfermagem, o acolhimento, humanização e a escuta ativa fez total diferença durante a consulta, permitiu um estabelecimento de vinculo e propiciou confiança. As queixas da mãe foram ouvidas, e as orientações quanto à oferta do aleitamento materno e possível alergia foram dadas. A mulher saiu satisfeita e já se informando sobre o agendamento do retorno dela com a equipe de acadêmicos ali presente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017