INTRODUÇÃO: As tecnologias surgiram com o intuito de facilitar o cotidiano das pessoas. O uso dessas ferramentas é essencial, por exemplo, a elaboração de trabalhos escolares, porém a partir do momento que se é utilizado em excesso passa a se tornar um malefício, onde as pessoas acabam voltadas somente ao uso dos mesmos e acabam esquecendo-se do mundo ao redor, muitas vezes deixando suas obrigações de lado. Atualmente o público mais atingido são os adolescentes, pela facilidade ao acesso onde passam horas e horas no mundo virtual. Diante disso, faz parte da assistência de enfermagem repassar orientações a cerca da utilização correta destas tecnologias. OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de uma educação em saúde a respeito do uso indiscriminado da tecnologia por adolescentes. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado em uma escola no mês de Junho, em 2018, na cidade de Fortaleza-CE. RESULTADOS: A ação foi realizada de forma dialogada, iniciamos explicando o tema e em seguida realizamos perguntas como: qual a tecnologia que eles mais usavam (Smartphone, Computador, Video Game), quais os sites e aplicativos de relacionamentos que eles mais usavam (Facebook, Whatsapp, Instagram). Perguntamos se eles sabiam o risco que corriam com o uso irracional da Internet e as repercussões negativas que isso poderia desencadear como: déficit de rendimento na escola, insônia, indisposição, interrupção dos vínculos familiares. Por fim prestamos orientações quanto à forma correta do uso da tecnologia. Orientando quanto à pausa para a realização de alongamento a cada 50min do uso de jogos, evitarem jogar antes de dormir devido ao efeito de "blue light". Quanto ao uso de fones de ouvido, recomendamos deixar o volume baixo de forma que consiga escutar a pessoa que estava do lado. Incentivando também o equilíbrio do uso da tecnologia com atividades de lazer ao ar livre. Quando concluímos a explanação de tudo, pedimos aos adolescentes para repetirem algumas dicas do que foi repassado, como forma de feedback pra saber se eles realmente entenderam. Os adolescentes foram bastante participativos do início ao fim da educação em saúde, ao final eles conseguiram repetir as dicas, e muitos disseram que não iria acatá-las. CONCLUSÃO: Durante a atividade de educação em saúde, percebe-se o quanto esses adolescentes são alienados em relação ao uso dessas tecnologias, e o quão prejudicial isso pode ser, sendo necessárias as orientações e intervenções quanto ao uso correto das mesmas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017