INTRODUÇÃO: A administração de insulina subcutânea é uma abordagem terapêutica utilizada em pacientes com diabetes mellitus, trazendo para este público benefícios de suma importância como qualidade de vida e expectativa de vida. Uma das complicações por meio do uso dessa terapêutica é a lipodistrofia que é ocasionada por aplicação inadequada. OBJETIVO: Descrever boas práticas de enfermagem, através de um levantamento na literatura atual enfatizando a atuação do enfermeiro na prevenção de lipodistrofia causada por administração de insulina subcutânea. MÉTODO: Configura-se em um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa e descritiva que proporcionou a busca de subsídios para a confecção desse trabalho, se realizou o levantamento bibliográfico nas bases de dados scielo (SCIELO - Scientific Electronic Library Online) utilizando o descritor lipodistrofia insulínica, selecionou-se 13 artigos que abordassem o entendimento e importância frente à atuação da enfermagem na lipodistrofia após a aplicação dos critérios de inclusão que foram artigos completos, em português, compreendidos entre 2007 a 2015, restaram apenas 08 artigos . RESULTADOS: Observou-se nos artigos encontrados que medidas simples como a lavagem das mãos, angulação da agulha, seringa correta, posicionamento adequado dos pacientes contribuem para uma boa administração de insulina. Que a assistência de enfermagem é indispensável frente à prevenção de lipo-hipertrofia, faz-se necessário que o mesmo coloque em prática seu conhecimento cientifico, realizando educação em saúde, para assim ter um conhecimento da população alvo, bem como acompanhamento adequado das mudanças de região para a administração de insulina, padronização das técnicas de aplicação, e habilidades de comunicação para com sua equipe de enfermagem e público, contribuindo desse modo para a prevenção de danos decorrentes da má aplicação ou de repetições de regiões já utilizadas no paciente. CONCLUSÃO: Considera-se que a realização de educação preventiva prestada ao paciente pelo enfermeiro quanto as técnicas de aplicação insulínica por via subcutânea, o uso de instrumentos e rodízios dos locais de aplicação, bem como treinamentos dos profissionais de saúde quanto a essas práticas, contribuem de forma significativa para a prevenção de lipodistrofia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017