Como ferramenta pedagógica, a monitoria transmite o saber de aluno para aluno com mesma linguagem, ampliando conhecimentos, trazendo uma didática simples e fácil, contribuindo para a formação dos discentes. Para o aluno monitor é fundamental, pois além de possibilitar a ampliação e aplicação dos conhecimentos adquiridos anteriormente, desenvolve habilidades para a docência. A bioquímica é a ciência que estuda as reações bioquímicas e metabólicas que acontecem nos organismos vivos, sendo importante para os cursos da área da saúde. Muitas vezes pela extensão de conteúdo e complexidade, acaba afetando o interesse dos discentes, assim, o monitor tem como função auxiliar na troca de conhecimentos e experiências. Este relato de experiência, traz uma comparação sobre a atuação da monitoria após avaliações parciais da instituição, bem como uso de métodos como resumos e aplicação de casos clínicos, com intuito de desenvolver os futuros profissionais da área da saúde, a terem uma visão ampla sobre o assunto a ser tratado e suas interpretações e interligações a fatos rotineiros da profissão. A metodologia aplicada a casos clínicos possibilita trazer para dentro da sala de aula situações reais, onde os discentes possam amadurecer, ter visão crítica acadêmica e profissional sobre determinada situação, onde futuramente possam se encontrar. As metodologias ativas são uma condução a experiências do campo profissional. Dentre as turmas observa-se um rendimento positivo após o acompanhamento da monitora no primeiro semestre. E relacionado ao segundo, trata-se de análise qualitativa da própria monitora nos encontros monitorados e de um teste aplicado sobre os conhecimentos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017