Introdução: Diversos estudos têm demonstrado várias atividades biológicas e farmacológicas dos flavonóides, compostos fitoquímicos que fazem parte do grupo dos polifenóis, responsáveis pela coloração das folhas e flores e presentes nas frutas e nos vegetais. Devido à relação entre o diabetes mellitus e a inflamação e o potencial dos flavonóides na proteção contra os radicais livres e outros compostos pró-oxidantes, espera-se que o consumo de flavonóides ou alimentos ricos em flavonóides possa reduzir o risco de desenvolvimento ou até contribuir no tratamento do diabetes mellitus. Objetivo: Investigar os possíveis efeitos dos flavonóides sobre o controle glicêmico em indivíduos diabéticos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa por artigos nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Bireme e PubMed. Também foram incluídas dissertações e teses. Para a pesquisa utilizaram-se os seguintes descritores: flavonóides, glicemia, antioxidantes, diabetes mellitus, compostos fitoquímicos. O período de publicação foi de 2011 a 2018. Resultados: As atividades antidiabéticas dos flavonóides estão possivelmente relacionadas com atividades hipoglicemiantes por meio da indução da secreção de insulina, pela regulação da captação de glicose pelo lúmen intestinal, em função da inibição da digestão e absorção de carboidratos através da inibição da ?-glicosidase e/ou da produção hepática de glicose. Conclusão: Os resultados apresentados corroboram com a hipótese do presente estudo de que a ingestão de flavonóides pode contribuir para redução do risco de desenvolvimento e para o tratamento do diabetes mellitus.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017