Os metais pesados estão mais frequentes do se imagina no cotidiano humano, sabe-se do grande perigo que a exposição a esses metais podem causar a saúde humana. O presente estudo foi realizado através de artigos publicados, onde foram escolhidos os mais recentes, que abordem o assunto de interesse. O objetivo da revisão foi alertar quanto aos riscos de uma precoce exposição a metais pesado altamente prejudicial a saúde humana e as consequências que essa exposição pode causar em crianças que estão em processo de desenvolvimento, mostrando que esses metais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, sendo encontrando frequentemente na alimentação diária. A pesquisa foi dividida em quatro assuntos, como: Desenvolvimento infantil, alterações no desenvolvimento infantil, arsênio e contaminação por arsênio na alimentação infantil. Esses assuntos nortearão a pesquisa para estudos que falem de modo geral sobre as causas e efeitos dessa exposição precoce. A forma inorgânica é a mais toxica ao homem podendo ser encontrada em aguas contaminadas e alimentos como arroz, peixes e mariscos, seus ricos são observados no desenvolvimento das crianças como: cognitivo, motor, psicomotor e neurológico. Tendo sempre o cuidado na hora da avaliação de todas as características da criança. É preciso que haja pesquisas mais recentes em relação ao assunto e que seja explorado e estudado de onde veem os alimentos oferecidos a nossas crianças para que se faça o Melhor entendimento de quais metais estão presentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017