Introdução: O tabaco ainda representa um grave problema para os sistemas nacionais de saúde, devido às facilidades para sua obtenção, desconhecimento sobre seus malefícios e presença de poucos programas de apoio que auxiliam no processo de abandono do cigarro. Segundo o Ministério da Saúde, uma gestação de risco pode ser acarretada por uma série de fatores relacionados aos hábitos de vida antes, durante e após o período gestacional. Estima-se que 80% das mulheres grávidas tabagistas continuam fazendo o uso do cigarro e realizando menos pré-natal comparado as não fumantes e, quando fazem, ocultam o vício colocando em risco a saúde da mãe e do bebê.
Objetivo: Identificar os malefícios do tabaco no período gestacional no contexto da atenção primária.
Metodologia: Trata-se de uma revisão literária realizada a partir das bases de dados LILACS e do diretório de revista SciELO com as seguintes palavras chave: gestação, tabagismo e atenção primária. Foram considerados artigos no idioma português, entre os anos de 2013 a 2018, sendo excluídas teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Durante a pesquisa foram encontrados 20 artigos, e após análises foram selecionados 11 estudos. Resultados e discussão: A gestante que faz uso do tabaco provoca um aumento nos índices de aborto, placenta prévia, prematuridade e nascimento de bebês com baixo peso. A maioria destas mulheres acompanhadas na atenção primária, durante o tratamento para cessação do uso do cigarro, relatou ter recebido orientações por médicos e outros profissionais de saúde por meio de técnicas cognitivas comportamentais, grupos de apoio e esforço motivacional. No entanto, de acordo com os estudos, apenas 20% das gestantes cessaram o consumo e algumas delas, após o período gravídico, retornaram ao uso do cigarro.
Considerações Finais: As gestantes devem ser orientadas e estimuladas a participarem de grupos de apoio por meio de uma abordagem psicoterápica, cognitiva e comportamental, visando à cessação
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017