O objetivo deste trabalho é discutir sobre o comportamento depressivo apresentado por mulheres que sofreram violência doméstica. Para tanto, faremos um levantamento de pesquisas já realizadas sobre o assunto para demostrarmos como se dá a relação entre a depressão e os casos de violência contra a mulher. Este trabalho se justifica em razão do alto número de mulheres que ainda sofrem violência no Brasil apesar da implementação da Lei Maria da Penha no ano de 2006. Dados do Fórum Brasileiro de Segunça, divulgado em 2017, estimam que 4,4 milhões de mulheres foram vítimas de agressão física no ano de 2016 e 12 milhões sofreram agressão verbal. Estes dados revelam a urgência em debater sobre o assunto, mas alertam ainda mais para o fato de que alguns tipos de violência não conseguem ser facilmente identificados, como a violência psicológica, que é silenciosa. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa, que ainda está em andamento, será de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, em que buscaremos, nos sites SCIELO e EBSCO, trabalhos publicados sobre o assunto. Uma leitura inicial dos documentos nos mostrou que culpa é uma dos sentimentos mais frequentes em mulheres que apresentam um quadro depressivo decorrente dos maus tratos sofridos, mostrando que o comportamento depressivo, muitas vezes, se apresenta pela mulher se sentir responsável pelos maus tratos que recebe.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017