Introdução: Os Cuidado paliativos devem basear-se em uma atenção multidisciplinar a saúde, tendo o termo paliativo como derivação de palliun que significa proteção. Desde muitos anos, o cuidado ao indivíduo afetado por uma patologia que ameaçasse a continuidade da vida era associado a palavra hospitalização, porém, com o avanço do conhecimento e práticas em saúde, determinou-se que o paliar deve ir além de estruturas hospitalares, deve contar com medidas para aliviar a dor, mas também uma atenção ampliada ao sofrimento e a espiritualidade do paciente e sua família. Diante da atenção e execução dos cuidados paliativos, o enfermeiro dentro da equipe multiprofissional deve atuar afim de garantir um cuidado efetivo e dignidade ao paciente. Objetivo: Analisar os estudos relevantes aos cuidados paliativos e as dimensões da assistência de enfermagem nesse processo. Metodologia: Procedeu-se a uma revisão bibliográfica, utilizando a base de dados LILACS, e os seguintes descritores: cuidado de enfermagem; cuidados paliativos e humanização. Não foi utilizado restrição quanto ao ano de publicação, e foram selecionados estudos que estiveram disponíveis na íntegra e publicados em português. Além do acesso a referida base dados, foram realizadas buscas em outras fontes de informação como manuais técnicos e livros. A busca dos artigos foi realizada no mês de agosto de 2018. Resultados e discussões: A análise foi dividida em duas etapas estando compreendida: na revisão da literatura e seleção das informações. O assunto abordado em literaturas, define a enfermagem como uma ciência designada a prestar assistência ao cliente em suas necessidades básicas e contribuir para uma sobrevida mais digna e uma morte mais amena. O enfermeiro no cuidado paliativo atua nas dimensões biopsicossocioculturais do paciente e seus familiares, visando um cuidado humanizado e a busca pela qualidade de vida dos mesmos, realiza ações de conforto, escuta ativa, acolhimento das queixas sejam físicas ou mentais, além dos cuidados básicos e fisiopatológicos que o paciente necessitar, realizando quando possível seus anseios, desejos e vontades. Além de capacitar a família com conhecimento para exercer em conjunto o apoio emocional e social que o paciente necessita. Conclusão: O enfermeiro possui desde sua formação os princípios do cuidar e conhecimento para desenvolver uma assistência de qualidade e humanizada ao paciente acometido por patologia sem possibilidade terapêutica, atuando de forma ativa no processo do cuidar e na assistência as dimensões biopsicossocioculturais dos pacientes e seus familiares.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017