Com a Lei de Diretrizes e Bases em 1996, a Educação Física passa a ser
Componente Curricular da Educação Básica, e deve estar incluída na Proposta
Pedagógica das Escolas De acordo Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de
Educação Física são necessárias para cultura corporal de movimento, mas também,
devem ser incluídas e trabalhadas a cultura social, política e afetiva, pois busca-se a
formação do cidadão crítico, autônomo e ético, que conheça seus direitos e deveres
perante a sociedade a qual está inserido. Estudos demonstram que a Educação
Física abrange vários conteúdos, possibilidades e objetivos que podem ser
trabalhados, dentre eles, o lazer e a recreação, para o desporto, para prevenção,
manutenção e recuperação da saúde, para o social, e entre outros. É de
fundamental importância, que o professor possua na sua metodologia de ensino, as
três dimensões, são elas: Dimensão Conceitual, Dimensão Procedimental e
Dimensão Atitudinal. Este estudo tem como objetivo analisar a ótica da gestão dos
docentes a respeito da Educação Física na Escola, sendo realizado através de um
questionário composto por quatro perguntas abertas. Esta pesquisa é de caráter
descritivo, transversal com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em uma
escola estadual em atividade há 35 anos, localizada no Bairro Conjunto Esperança
na Cidade de Fortaleza. Os participantes da amostra são 12 professores do Ensino
Fundamental II, com no mínimo 3 anos de docência, 2 coordenadores e 1 diretora, A
coleta de dados foi realizada nos dias 11 e 17 de abril de 2017.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017