Introdução: A gestação é momento único e importante para as mulheres. Caracterizada por inúmeras mudanças físicas, emocionais que englobam a família e todo o meio em que a mulher está inserida, onde irão vivenciar as adaptações decorrentes da gestação. Neste sentido, ações de educação em saúde direcionadas à saúde da mulher no acompanhamento do pré-natal são de extrema importância para tornar a mulher mais ativa e corresponsável pela gestação, onde são apresentadas temáticas importantes com encontros individuais e coletivos, através de metodologias interativas e dinâmicas oferecendo respostas às dúvidas e troca de experiências, promovendo assim promoção e qualidade de saúde. Objetivo: Analisar a repercussão de ações inovadoras e criativas no processo de educação em saúde de gestantes. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, de artigos pesquisados no portal Pubmed, buscador acadêmico Google Acadêmico e nos diretórios de revistas SciELO e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram incluídos artigos em inglês e português, utilizando as palavras chaves: educação em saúde, gestante e atenção básica, publicados nos últimos 10 anos. Foram excluídas dissertações, teses, trabalho de conclusão de curso e revisões de literatura. Foram encontrados 20 artigos, e após analises permaneceram 08 estudos. Resultados e Discussão: Observou-se que ações onde as gestantes eram selecionadas previamente a parti do perfil sócio demográfico eram eficazes por possibilitar uma melhor interação entre as mulheres nas rodas de discussão. O ato de escuta-las, em um primeiro momento, esclarecendo dúvidas e permitindo a troca e experiência as participantes das atividades de educação em saúde possibilitaram o empoderamento dessas mulheres, tornando-as corresponsáveis pelo processo de construção das estratégias de educação em saúde na promoção da qualidade de vida dessas mulheres. Percebe-se que quando as oficinas são realizadas a parti da fala, dos anseios e dificuldades das gestantes, elas passam a participar de forma ativa da construção do conhecimento. Os profissionais também possibilitaram a participação dos familiares durante os encontros, o que estreitou os laços e demonstrou ao grupo a importância da participação de um ente próximo nessa fase repleta de adaptações. Considerações finais: As ações pautadas na fala das gestantes tornam as estratégias de educação em saúde mais eficazes e atrativas ao público em questão. O papel que o profissional de saúde desempenha é primordial no empoderamento da mulher para objetivar um cuidado de promoção de saúde. A sua atuação perpassa os empecilhos encontrados, no sentido de orientar as medidas cabíveis e indispensáveis para a necessidade individua e coletiva de cada mulher de acordo com sua realidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017