Uma das principais causas de doença pós-tratamento é a incapacidade de localizar, desbridar ou preencher adequadamente todos os canais do sistema de canais radiculares (SCR). Assim, o conhecimento aprofundado da anatomia interna do SCR e o uso de recursos como o microscópio operatório e a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) em estudos in vitro e na prática clínica são imprescindíveis para o sucesso na terapia endodôntica. O presente trabalho constitui-se de uma revisão de literatura abrangendo artigos originais e artigos de revisão publicados entre os anos 2007 e 2016. A estratégia de busca utilizou os portais eletrônicos PubMed e Bireme, utilizando os seguintes descritores: "endodontia", "canal mésio-palatino", "microscópio operatório", "tomografia computadorizada de feixe cônico" e seus correspondentes na língua inglesa. A este trabalho foram incluídos um total de 10 artigos. Uma das pesquisas mostrou a importância do uso do microscópio operatório ao comparar seu uso com uma análise simplesmente clínica sobre a incidência do conduto mésio-palatino em 65 primeiros molares superiores extraídos. Os resultados da pesquisa apontaram que na análise clínica apenas 15 dentes (23%) haviam sido diagnosticados com a presença do quarto conduto, enquanto que na análise microscópica 34 (52,3%) foram encontradas. Podemos concluir assim que a introdução de novos recursos como o microscópio operatório e a TCFC em pesquisas e na prática clínica apresentam-se como meios eficazes na identificação do conduto mésio-palatino na raiz mésio-vestibular dos primeiros molares superiores para o sucesso do tratamento endodôntico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017