A VIVÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA NO CURSO DE FARMÁCIA

  • Autor
  • Maria Liliane Luciano Pereira
  • Co-autores
  • Suzana Barbosa Bezerra
  • Resumo
  •  

    A monitoria é uma atividade acadêmica que oportuniza aos alunos desenvolverem habilidades direcionadas à iniciação à docência, além de conseguirem adentrar os conhecimentos em matérias especificas e contribuir para a técnica de ensino-aprendizagem mais eficaz dos estudantes universitários. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria de Farmacotécnica da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Durante este período foram disponibilizados, no máximo, duas horas semanais aos encontros da monitoria. Neste momento, além das atividades como resolução de estudos dirigidos, o monitor revisava o conteúdo das provas, realizava plantão tira-dúvidas por aplicativos de internet e auxiliava o professor na elaboração de práticas. A monitoria é uma prática que não apenas traz vantagem apenas aos monitorados, que para o processo de aprendizagem usam esta ferramenta, mas também aos alunos monitores. Logo, pode-se entender a monitoria não somente como um exercício completivo e facultativo da graduação, todavia como um favorável ganho educativo na vivência discente. 

     

  • Palavras-chave
  • Mentores, Programa de Monitoria, Ensino de Recuperação.
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

  • PROCESSO DE CUIDAR
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  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Comissão Organizadora

 

Ailton Pereira da Silva

Caroliny Uchoa Sales

Daniel Carlos Lopes Vasconcelos

Fernanda Rocha Dantas

Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

Yohrranna Kelly Almeida de Araujo

 

Comissão Científica

 

Andréa Bessa Teixeira

Anne Caroline Moraes de Assis

Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017