Introdução: A microbiota intestinal humana é constituída de trilhões de microrganismos, que começam a habitar no hospedeiro desde o seu nascimento, sendo que a maior parte está localizada no cólon. Exercem funções fisiológicas no organismo humano, como modulação do metabolismo glicídico e lipídico, produção de substâncias protetoras e manutenção da homeostase em diferentes tecidos. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica com artigos publicados entre os anos de 2011 a 2018 nos idiomas português e inglês, pesquisados nas bases de dados: PubMed e Scielo, a partir dos descritores: “microbiota intestinal” e “fibra alimentar”, “intestinal microbiota” and “food fiber”. Objetivo: Revisar a literatura sobre o impacto do consumo de fibras na microbiota intestinal humana. Resultados: As fibras alimentares, por serem nutrientes não digeríveis pelas enzimas do trato gastrintestinal, podem atuar como substrato para bactérias benéficas ao organismo humano, especialmente as fibras do tipo solúvel. Essas são fermentadas pelas bactérias colônicas, podendo influenciar na modulação dessa microbiota, assim como em sua composição e funcionalidade. Além disso, corrobora para o aumento na produção de ácidos graxos de cadeia curta, que auxilia na fisiologia normal do cólon. Conclusão: Existe uma importante relação entre a ingestão de fibras alimentares e a composição da microbiota intestinal e sua funcionalidade, sugerindo que a utilização de fibras, como substratos para as bactérias benéficas do cólon seja uma estratégia para modular a microbiota intestinal dos indivíduos, a fim de manter um estado de homeostase entre as bactérias colônicas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017