Introdução: A fisioterapia, no início de sua trajetória na atenção básica de saúde, atuava apenas no nível terciário, com o objetivo de reabilitar sequelas de diversas enfermidades. No entanto, sua atuação vem sendo objetivada para o desenvolvimento de atividades efetivas nos demais níveis de atenção à saúde, a partir de estratégias inovadoras que contribuam com ações em prol da promoção e prevenção da saúde. As intervenções nas doenças sexualmente transmissíveis (DST) devem ser implementadas em centros de atenção primária à saúde, mediante recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) do Brasil. Essa medida resulta no tratamento dos indivíduos acometidos, reduzindo e prevenindo danos e sequelas, além de oportunizar a cessação prévia do ciclo de contágio. Objetivo: Identificar a atuação do fisioterapeuta na atenção básica no contexto das doenças sexualmente transmissíveis. Metodologia: Trata-se de uma revisão literária, de artigos pesquisados no diretório de revistas SciELO e no buscador acadêmico. Foram pesquisados artigos em português, utilizando as palavras chave: saúde primária, doenças sexualmente transmissíveis, fisioterapia e centro de saúde, publicados nos últimos 10 anos. Foram excluídos teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Foram encontrados um total de 7 artigos, e após análises permaneceram 3 estudos que contemplavam os critérios da pesquisa. Resultados e Discussão: Baseado nos artigos percebeu-se uma deficiência em condutas voltadas para a temática da fisioterapia no âmbito das DST. Ações voltadas para a prevenção de DST devem ser abordadas, com o intuito de reduzir o preconceito e seus índices, através de: palestras educativas; estratégias sobre a prevenção de DST que exija um trabalho capaz de ir além dos instrumentos tradicionais; e o fortalecimento de um diálogo aberto entre o profissional da saúde e a população. Essa ação por parte da equipe de saúde representa um significativo avanço na conquista da integralidade da promoção de saúde, resultando na redução do número de casos em regiões em que foram ministradas palestras de orientações e prevenções. Considerações finais: A inserção da fisioterapia na saúde coletiva, em especial na atenção básica, tem como intuito uma ampliação do campo prático da profissão, disponibilizando aos usuários de saúde ações inovadoras e qualificadas para a melhoria de sua saúde e qualidade de vida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017