O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico, nele é visto o tipo, assim como as quantidades de geração dos resíduos em determinado local. Analisa quais são as formas ambientais certas de manejá-los, como são gerados, se são guardados corretamente, o transporte adequado, se podem ser reciclados, e destinação final. De acordo com Lei Federal (nº 12.305/2010) esse gerenciamento é obrigatório, devendo ser realizado pelos geradores desses resíduos. A partir disso objetivou-se implantar um (PGRS) nos laboratórios das Escolas em Boa Viagem/CE, identificando como esses produtos são descartados e a partir disso encontrar a melhor forma de realizar o devido descarte ou até mesmo a reutilização. Por meio desse conceito apresentado, foi observado que esses resíduos poderão agir de diferentes formas se descartados no meio ambiente de forma inadequada, e se entrarem em contato com o ser humano, poderão também apresentarem malefícios ao homem. Este pré-projeto terá como lócus principal de estudos o laboratório de Química das Escolas de Ensino médio em Boa Viagem-Ce. Essa pesquisa pode ser inicialmente dividida em duas etapas: Primeiro a conscientização dos alunos da escola para que possam perceber a importância da preservação do meio ambiente por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a segunda seria a prática desse aprendizado, ou seja, os estudantes irão gerenciar os resíduos que produziram nas aulas de laboratório.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017