ANÁLISE COMPARATIVA DA MATRIZ CURRICULAR DOS NÍVEIS 3 E 4 DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DE FORTALEZA

  • Autor
  • Larissa Rodrigues Pinheiro
  • Co-autores
  • Leonarda da Silva Nascimento , Andson de Freitas Viana , Felipe Pinho Carneiro , Joaquim Rodrigues de Lima Neto , Anderson Alan Costa Silva
  • Resumo
  • As instituições de ensino superior (IES) com o curso de ciências contábeis estão preocupadas em ofertar um ensino de qualidade, com a finalidade de formar profissionais competentes para atender as necessidades que o mercado de trabalho exige dos profissionais contadores, as IES tendem a ser influenciadoras desde a escolha das diretrizes do curso (Ott, Pires 2010).

    Nesse contexto, destaca-se a importância que as Instituições de Ensino Superior (IES) em observar as propostas sugeridas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no que refere a forma estrutural das matrizes curriculares das instituições, seguindo a proposta às instituições tendem a oferecer um ensino uniforme com formação adequada aos estudantes. (ZONATTO CARPES, DOMINGUES 2011).

    O Congresso Nacional de Administração e Contabilidade – AdCont 2015 diz que, as diretrizes para o ensino da Contabilidade contidas na Resolução CNE/CES 10/2004 salientam que as matrizes curriculares devem ter componentes mínimos de
    conteúdos e que cada IES deve direcionar o seu currículo respeitando essas orientações. A Resolução dispõe de eixos temáticos no qual a referente pesquisa baseou-se em 2 eixos; Conteúdo de formação básica que abrange áreas de conhecimento “ entre elas administração, economia, direito, métodos quantitativos, matemática e estatística” e conteúdo de formação profissional com abordagem específicas “ teoria da contabilidade, incluindo domínio de atividades financeiras, auditoria, perícia e arbitragem, controladoria com aplicação nos setores público e privado”.

    Diante disso, parte-se tal questionamento: qual influência a similaridade da matriz de nível 3 e 4 do curso de ciências contábeis exerce no ensino de uma instituição de ensino superior?.

    Assim tem por objetivo geral da presente pesquisa: Analisar a similaridade da matriz curricular dos níveis 3 e 4 curso de ciências contábeis em Instituições do Ensino Superior (IES) do centro de Fortaleza com a matriz proposta do CFC.

    Para atingir esse objetivo geral, pretende-se, como objetivos específicos:

    ?       Descrever sobre as matrizes curriculares.

    ?       Identificar a relação entre a matriz estrutural de nível 3 e 4 do curso de ciências contábeis.

    A pesquisa é sobre comparabilidade das matrizes de nível 3 e 4 em um curso de ciências contábeis das IES, se justifica por meio de estudos sobre o assunto abordado com base nas instituições de ensino superior localizadas no centro de fortaleza que foi escolhido por ser o bairro onde concentra-se uma grande oferta de bens e serviços, o mais antigo da cidade e conta com uma boa infraestrutura (ótima mobilidade por diferentes meios de transporte público) LOPES (2015). A análise comparativa se torna relevante, pois pode apresentar melhorias nas disciplinas das grades curriculares, ou se adaptando a oferta atual, visto que a uma grande variância dentre as IES, referente aos conteúdos que se tem na matriz curricular, gerando questões como as ementas de transferência dos formandos, e um ensino mais igualitário entre as instituições.

    A divisão dos capítulos do presente trabalho foi feito da seguinte forma: Primeiramente será apresentada a caracterização do tema, será feita por meio de sites oficiais. Segundo será apresentada a metodologia utilizada para a realização da pesquisa, as análises de dados, que será feita por meio da matriz curricular nos níveis 3 e 4 nas IES do centro e Fortaleza em comparativo com a matriz proposta do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E por fim serão apresentadas as considerações finais.

    A pesquisa é comparativa porque compara as matrizes das IES de nível 3 e 4 de Fortaleza e assim conduz às pesquisadoras a busca de respostas para o problema de pesquisa (GIL, 2009; FLICK, 2009; CRESWELL, 2007; GUÉRIN et al, 2001).

    Foi realizada uma análise no site do Ministério da Educação (MEC) para confirmar as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam o curso de Bacharelado de Ciências Contábeis da categoria presencial e quantas estão localizadas no bairro Centro do município de Fortaleza. O resultado desta pesquisa foi de 54 IES que estão no Estado do Ceará, 37 IES fazem parte do município de Fortaleza, somente 8 estão no Bairro Centro, segundo tabela 1 abaixo.

    Após a coleta seguimos analisando quais IES que constam na sua matriz curricular nos níveis 3 e 4 a proposta equivalente a do CFC ?

    Portanto, espera-se que esta pesquisa possa colaborar para uma análise comparativa das matrizes das IES e da proposta do CFC a partir de um nível especifico e assim contribuir para melhoria dos métodos abordados pelas IES, para possíveis revisões e modificações dentro dos currículos dos cursos visando que os assuntos tratados sejam voltados para uma melhor formação de profissionais contábeis.

    Sugere-se para futuros estudos, que analise o desempenho individual das IES no exame de suficiência, com o objetivo de identificar a aderência dos percentuais de aprovações.

  • Palavras-chave
  • Similaridade, Matriz Curricular, Conselho Federal de Contabilidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • ESTRATÉGIAS E AUDITORIAS ORGANIZACIONAIS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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