As instituições de ensino superior (IES) com o curso de ciências contábeis estão preocupadas em ofertar um ensino de qualidade, com a finalidade de formar profissionais competentes para atender as necessidades que o mercado de trabalho exige dos profissionais contadores, as IES tendem a ser influenciadoras desde a escolha das diretrizes do curso (Ott, Pires 2010).
Nesse contexto, destaca-se a importância que as Instituições de Ensino Superior (IES) em observar as propostas sugeridas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no que refere a forma estrutural das matrizes curriculares das instituições, seguindo a proposta às instituições tendem a oferecer um ensino uniforme com formação adequada aos estudantes. (ZONATTO CARPES, DOMINGUES 2011).
O Congresso Nacional de Administração e Contabilidade – AdCont 2015 diz que, as diretrizes para o ensino da Contabilidade contidas na Resolução CNE/CES 10/2004 salientam que as matrizes curriculares devem ter componentes mínimos de
conteúdos e que cada IES deve direcionar o seu currículo respeitando essas orientações. A Resolução dispõe de eixos temáticos no qual a referente pesquisa baseou-se em 2 eixos; Conteúdo de formação básica que abrange áreas de conhecimento “ entre elas administração, economia, direito, métodos quantitativos, matemática e estatística” e conteúdo de formação profissional com abordagem específicas “ teoria da contabilidade, incluindo domínio de atividades financeiras, auditoria, perícia e arbitragem, controladoria com aplicação nos setores público e privado”.
Diante disso, parte-se tal questionamento: qual influência a similaridade da matriz de nível 3 e 4 do curso de ciências contábeis exerce no ensino de uma instituição de ensino superior?.
Assim tem por objetivo geral da presente pesquisa: Analisar a similaridade da matriz curricular dos níveis 3 e 4 curso de ciências contábeis em Instituições do Ensino Superior (IES) do centro de Fortaleza com a matriz proposta do CFC.
Para atingir esse objetivo geral, pretende-se, como objetivos específicos:
? Descrever sobre as matrizes curriculares.
? Identificar a relação entre a matriz estrutural de nível 3 e 4 do curso de ciências contábeis.
A pesquisa é sobre comparabilidade das matrizes de nível 3 e 4 em um curso de ciências contábeis das IES, se justifica por meio de estudos sobre o assunto abordado com base nas instituições de ensino superior localizadas no centro de fortaleza que foi escolhido por ser o bairro onde concentra-se uma grande oferta de bens e serviços, o mais antigo da cidade e conta com uma boa infraestrutura (ótima mobilidade por diferentes meios de transporte público) LOPES (2015). A análise comparativa se torna relevante, pois pode apresentar melhorias nas disciplinas das grades curriculares, ou se adaptando a oferta atual, visto que a uma grande variância dentre as IES, referente aos conteúdos que se tem na matriz curricular, gerando questões como as ementas de transferência dos formandos, e um ensino mais igualitário entre as instituições.
A divisão dos capítulos do presente trabalho foi feito da seguinte forma: Primeiramente será apresentada a caracterização do tema, será feita por meio de sites oficiais. Segundo será apresentada a metodologia utilizada para a realização da pesquisa, as análises de dados, que será feita por meio da matriz curricular nos níveis 3 e 4 nas IES do centro e Fortaleza em comparativo com a matriz proposta do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E por fim serão apresentadas as considerações finais.
A pesquisa é comparativa porque compara as matrizes das IES de nível 3 e 4 de Fortaleza e assim conduz às pesquisadoras a busca de respostas para o problema de pesquisa (GIL, 2009; FLICK, 2009; CRESWELL, 2007; GUÉRIN et al, 2001).
Foi realizada uma análise no site do Ministério da Educação (MEC) para confirmar as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam o curso de Bacharelado de Ciências Contábeis da categoria presencial e quantas estão localizadas no bairro Centro do município de Fortaleza. O resultado desta pesquisa foi de 54 IES que estão no Estado do Ceará, 37 IES fazem parte do município de Fortaleza, somente 8 estão no Bairro Centro, segundo tabela 1 abaixo.
Após a coleta seguimos analisando quais IES que constam na sua matriz curricular nos níveis 3 e 4 a proposta equivalente a do CFC ?
Portanto, espera-se que esta pesquisa possa colaborar para uma análise comparativa das matrizes das IES e da proposta do CFC a partir de um nível especifico e assim contribuir para melhoria dos métodos abordados pelas IES, para possíveis revisões e modificações dentro dos currículos dos cursos visando que os assuntos tratados sejam voltados para uma melhor formação de profissionais contábeis.
Sugere-se para futuros estudos, que analise o desempenho individual das IES no exame de suficiência, com o objetivo de identificar a aderência dos percentuais de aprovações.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017