A esquizofrenia é uma psicose em que o seu portador apresenta algumas alterações mentais e sociais. Os sintomas costumam iniciarem-se na adolescência ou na idade adulta jovem, sendo caracterizados por quadros de delírios e alucinações (MINAS GERAIS, 2006). O tratamento da esquizofrenia utiliza-se tanto da psicoterapia, abordando uma intervenção multiprofissional, bem como, da farmacoterapia sendo uma das principais alternativas nesse tratamento. Dessa forma, existe a necessidade de um conhecimento adequado por parte dos profissionais prescritores e dos administradores de medicamentos sobre os possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas advindas do tratamento. Este trabalho objetivou relatar as possíveis interações medicamentosas encontradas no tratamento farmacológico de um esquizofrênico em uma unidade de Saúde Mental no município de Fortaleza-Ce. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de enfermagem, em que no período da produção do trabalho, estavam no quarto semestre do curso. O trabalho foi realizado no primeiro semestre do ano de 2017 em uma unidade de saúde mental no município de Fortaleza. Os achados deste estudo mostram que, os medicamentos utilizados no tratamento da esquizofrenia quando associados, apresentam diversas interações causando efeitos adversos que podem trazer prejuízos à saúde do paciente. Portanto, com a elaboração desse trabalho, evidenciou-se um número significativo de interações medicamentosas no tratamento da esquizofrenia. Logo, é importante que os profissionais da saúde, em especial o enfermeiro, busquem conhecimentos sobre farmacologia para evitarem erros e melhorarem a qualidade de vida dos pacientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017