A importância de grupos de pesquisas e o cuidado com a saúde da comunidade: relato de experiência discente.

  • Autor
  • Raissa Araujo SIlva
  • Co-autores
  • Priscila Freitas Nogueira , Priscilla Brandão de Oliveira , Priscila Luz
  • Resumo
  • Introdução

    Os grupos de pesquisas das instituições de ensino superior (IES) exercem papel fundamental para a evolução da ciência e da inovação tecnológica. Para as IES, acompanhar o trabalho realizado pelos grupos de pesquisas é fundamental para alcançar os objetivos propostos pelos cursos. Além dos benefícios para a pesquisa, os grupos auxiliam na graduação e pós-graduação, sendo vistos como forma de complementar a formação e os conteúdos estudados em sala de aula, na medida em que são uma oportunidade para os discentes desenvolverem e aprimorarem suas habilidades (KUMAROTO, 2006). A responsabilidade social dos grupos de pesquisas fornecem à comunidade o pleno exercício da cidadania, promovendo práticas acadêmicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade através da educação em saúde. Os atendimentos à população além do valor acadêmico, proporcionam o conhecimento teórico-prático ao aluno, ao passo em que o aluno utiliza seu conhecimento para melhoria da qualidade de vida das pessoas e proporcionar atendimentos aos quais, teoricamente, o cidadão não teria acesso (RAMPAZZO, 2002).

     Objetivo

    O objetivo desse trabalho foi relatar a importância de grupos de pesquisas e o cuidado com a saúde da comunidade através da percepção discente.

    Metedologia

    Trata-se de um relato de experiência de alunas do curso de estética e cosmética que participam do Grupo de Pesquisa Gestante, Estética e Saúde (GPGEStA) do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estética (NEPE) da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, grupo este constituído há quatro anos na instituição de ensino.

     

    Resultados e Discussão

     

     

    O projeto de pesquisa parte de questionamentos, inquietudes e investigação de hipóteses, estimula o aluno a estudar, discutir e buscar soluções plausíveis para um possível problema por meio da inserção em projetos de pesquisas realizados por equipes de professores e pesquisadores da universidade. Desse modo, é possível observar resultados quanto as interações grupais e a relação discente/população, cuja orientação do docente/coordenador do grupo é imprescindível na contribuição para a formação complementar do aluno pesquisador. O grupo de pesquisa gestantes, estética e saúde (GPGEStA) promove atendimentos comunitários voltados para a educação, saúde e bem-estar de gestantes da comunidade próxima à instituição de ensino superior (FAMETRO). Com a realização de procedimentos faciais e corporais, tais como drenagem linfática manual, higienização e hidratação, prevenção de estrias e fotoeducação para prevenção de hipercromias voltados para o público que tem necessidade, porém não tem acesso fácil aos serviços oferecidos, as alunas fortalecem o estudo teórico através da prática. O GPGEStA atua na clínica escola da FAMETRO há quatro anos, e durante esse tempo foram obtidos resultados positivos frente ao estado físico e emocional das gestantes, principalmente quando relacionados a qualidade do sono, dores lombares, edemas de membros inferiores, cansaços e disposição física. 
    A iniciação científica auxilia no desenvolvimento de concepções importantes para o aluno, acadêmica e profissionalmente, utilizando a pesquisa científica como fonte de apoio teórico e metodológico. Assim, a participação em grupos de pesquisa estimula no aluno a responsabilidade social perante a comunidade, além de promover práticas acadêmicas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do exercício da cidadania e da educação.
     
    Considerações finais
     
    Por meio de orientações e acompanhamentos do GPGEStA às gestantes, foi possível concluir que através do ensino, pesquisa e prática orientada, os grupos de pesquisas beneficiam o binômio aluno- comunidade ao fortalecer a relação teoria e prática, como também favorecer a saúde das populações. Desse modo, o ensino, a pesquisa e a extensão é uma tríade fundamental para a construção e transformação de alunos em profissionais competentes e habilitados a exercerem suas designadas funções no mercado de trabalho.
     
    Referências
     
    KURAMOTO, Hélio. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. (2006) Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v35n2/a10v35n2.pdf Acesso em: 15 de abril de 2018. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientifica: Para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
  • Palavras-chave
  • Cuidado, saúde, comunidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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