Relato de experiência: O uso de atividades lúdicas no processo de promoção da saúde em crianças.
Introdução:
A infância é a fase em que as crianças estão mais sujeitas a desenvolver quadros infecciosos. Essas patologias são decorrentes a fragilidade do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do corpo. Nas crianças esse sistema ainda está em desenvolvimento, assim, elas estão mais sujeitas a diversos tipos de doenças, causadas principalmente por parasitas as quais podem ser decorrentes de uma higienização inadequada das mãos. Frente a isso, é importante o ensino de práticas saudáveis, de modo que desenvolvam o auto cuidado. A utilização da música na educação e saúde é uma ferramenta pedagógica diferenciada no estímulo a participação em grupos educativos e opera como agente facilitador na formação de hábitos e na memorização de conteúdos os quais traduzidos em canções acompanhadas por gestos que são facilmente assimilados pelas crianças.
Objetivo:
. Relatar a experiência da utilização de música em uma ação educativa.
. Incentivar a higienização das mãos para a promoção de saúde.
Métodos:
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca de uma oficina educativa promovida na Creche Amadeu Barros Leal, tendo como público alvo crianças de faixa etária de 3 a 5 anos. A realização das atividades adaptadas a essa faixa etária, foram postas em prática a partir da observação atenta e um registro sistemático de atitudes, palavras, gestos e expressões das crianças, acompanhadas dos nossos conhecimentos acadêmico sobre os agentes causadores de cada patologia. A música utilizada durante a oficina foi: Lavar as mãos da dupla musical Palavra Cantada.
Resultados:
A execução da atividade foi realizada no turno matutino com os alunos do ensino fundamental III, na Creche Amadeu Barros Leal, Localizada na Av. Filomeno Gomes, 110 – Jacarecanga. A escolha para a programação e execução das atividades foi a utilização da música como ferramenta principal, e a elaboração de tarefas com fins educativos, que foram apresentadas em uma visita a instituição. A partir da experiência foi possível perceber que as crianças podem absorver com mais facilidade diversos conteúdos com base em programações lúdicas.
Conclusão:
No trabalho realizado foi possível repassar a importância da realização de atividades práticas com recursos e procedimentos científicos, mesmo que sejam muito simples e de forma lúdica. Esses, proporcionaram momentos de aprendizagem mais agradáveis e de fácil absorção para as crianças, e permitiu uma forte ligação entre nós que estávamos realizando as atividades e os alunos da creche, que eram o público alvo.
Nesse contexto, o uso da música foi um estimulador de memórias que aumentou a atenção das crianças e as estimulou à aprendizagem sobre o processo de promoção de saúde. Desse modo, fazendo que as crianças sentir-se prazer em executar o auto cuidado com a utilização dessas ferramentas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017