A Contabilidade, na qualidade de ciência social aplicada, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, seja mesmo pessoa de Direito Publico, tais como Estado, Município, União, Autarquia etc., tem um campo de atuação muito amplo (LUDICIBUS, MARTINS, KANITZ, RAMOS, CASTILHO, BENATTI, WEBER, DOMINGUES, 2010).
Conforme Zunino e Shigunov (2003), a contabilidade a fim de acompanhar o desenvolvimento das empresas e abertura dos mercados, passou a se preocupar com a questão da qualidade das informações, permitindo aos usuários acompanhar e avaliar a evolução das empresas através da correta aplicação das normas brasileiras de contabilidade e princípios fundamentais como meio para atingir estes fins. Segundo MARION (2012, p.27), “A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisão”.
Para Barbosa, Brito, Alves, Estevam e Araujo (2016), A concorrência mercantil sofre constantes evoluções e, qualquer diferencial é fundamental para se destacar. No cenário mais recente é possível notar que o cliente é o foco de todo o esforço das organizações, pois dele depende a sobrevivência das empresas que vem buscando motivações para a satisfação dos mesmos. Dente tais diferenciais, se destacam o atendimento exemplar e a agilidade no processo, facilitando a fidelização e satisfação dos clientes. Barbosa, Brito, Alves, Estevam e Araujo (2016) ainda afirma que “Aquele prestador de serviço que consegue realizar o seu trabalho se atentando a essas novas exigências do mercado, certamente se destaca, pois, a qualidade no atendimento está além de avaliações das posições econômicas e financeiras das empresas, se tornando um diferencial de sucesso para as organizações de modo geral”.
Voltado ao nosso contexto, à contabilidade empresarial não diz respeito somente à burocracia (embora uma empresa precise se dedicar a ela também), porém ela também entrega soluções, ferramentas e informações à gestão, dando aos gestores maiores condições para a construção de estratégias econômicas mais eficazes. Isso também garante a segurança necessária para embasar ações na hora de decidir sobre o futuro do negócio, MARION (2012). Ou seja, a contabilidade empresarial fornece suporte para a chamada contabilidade gerencial. Dessa forma, as ferramentas, rotinas e procedimentos técnicos, como inventários, relatórios, conciliações e livros diários, tornam-se instrumentos que fornecem dados gerenciais para os gestores conduzirem melhor suas empresas.
De acordo com MARION (2012), os usuários das informações oriundas dos serviços contábeis, tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o futuro. Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.
Os serviços contábeis correspondem às necessidades dos usuários com a intenção de atender as suas expectativas. Desta forma, o reflexo da qualidade dos serviços contábeis é a fidelidade dos clientes por meio da satisfação da prestação do serviço. Para Cunha, Olívio e Martins, (2017) surge à necessidade de serviços contábeis de qualidade que proporcionem um alicerce seguro para o cenário competitivo no qual estão inseridos os clientes que utilizam os referidos serviços.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, por sua vez é preciso que os contadores adotem práticas eficazes de gestão, a fim de preservar e obter novos clientes. Não há como se falar de serviços sem falar de qualidade, por que é ela quem determina não só quanto o cliente está disposto a pagar pelo serviço, mas também a existência desse serviço e, conseqüentemente, da empresa que fornece (ZUNINO E SHIGUNOV, 2003).
Diante do exposto, surge a seguinte pergunta de pesquisa: Qual a percepção do gestor de centro de formação de condutores (auto-escola) localizados no município de Caucaia-Ce, em relação à qualidade dos serviços contábeis prestados? Para responder essa pergunta, este artigo apresenta o seguinte objetivo principal é de: Investigar a percepção do gestor de centro de formação de condutores (auto-escola) localizados no município de Caucaia-Ce, em relação à qualidade dos serviços contábeis prestados, e têm-se como objetivos específicos para responder o objetivo principal: (i) Conhecer a percepção dos gestores de centro de formação de condutores (auto-escola) localizados no município de Caucaia-Ce, quanto à qualidade dos serviços contábeis prestados; (ii) Verificar se os gestores de centro de formação de condutores (auto-escola) localizados no município de Caucaia encontram-se satisfeitos com o trabalho da assessoria contábil.
A justificativa desse estudo está no propósito de identificação dos procedimentos que validam a qualidade em serviços contábeis prestados por contabilistas para o centro de formação de condutores (auto-escolas) localizados no município de Caucaia-Ce, através da visão do gestor. A função desse estudo é contribuir para com o gestor de centro de formação de condutores (auto-escolas) localizados no município de Caucaia-Ce, mostrando as dimensões da qualidade dos serviços contábeis e contribuir com o contador mostrando a satisfação de seus clientes quanto aos serviços contábeis e intencionando-o a fazer um trabalho que satisfaça o cliente ao qual está tomando a prestação de serviço e assim atendendo a suas expectativas, através da pesquisa em identificar o grau de importância dos escritórios de contabilidade, pode ser desenvolvida uma melhor prestação de serviço e, como conseqüência a satisfação e fidelidade dos clientes.
Para as analises da pesquisa foi utilizado à abordagem qualitativa, pois se preocupa em descrever o problema e analisá-lo mediante as respostas coletadas dos empresários e gestores de empresas, no sentido de buscar a percepção dos clientes em relação à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área contábil, e com isso descrever o grau de satisfação dos clientes, apresentando a complexidade do problema a partir de teorias existentes (BARBOSA, BRITO, ALVES, ESTEVAM E ARAUJO, 2016).
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017