Considerando que o principal objetivo da pesquisa é averiguar se as empresas atendem as especificações do CPC 25 frente ao tema passivos contingentes tem-se que o estudo foi eficaz, pois através da análise das notas explicativas é possível verificar, mediante o método de atribuição de pontos que as empresas apresentam um moderado grau de atendimento ao referido pronunciamento contábil, contudo, observa-se que as informações, muitas vezes incompletas, ainda não são capazes de elucidar eventuais investidores sobre a real situação das companhias.
Ressalta-se que as principais contingências possíveis divulgadas pelas companhias da amostra são objetos cíveis, tributários e trabalhistas relativos a processos judiciais nos quais as mesmas são partes rés e que tramitam em juízo, corroborando com a pesquisa de Suave et al. (2013) que também concluiu que estes são o passivos mais divulgados. Evidencia-se também que mesmo com o crescimento percentual no nível de amoldamento das empresas entre 2016 (58,33%) e 2017 (70% ) e devido a discricionariedade que detêm a administração das companhias para classificar as perdas como possíveis ou prováveis, uma divulgação fidedigna desses passivos ainda se encontre fora da realidade dessas empresas, pelo menos nos períodos analisados. Posteriormente serão apresentadas as referências utilizadas para embasar a pesquisa, as mesmas retiradas de livros, artigos científicos e de comitês de pronunciamento contábil.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017