A oficina de práticas lúdicas com a Metodologia da Problematização com base no Arco de Maguerez, para isso se fez necessário a imersão dos alunos do curso de graduação de Bacharel em Educação Física no mundo lúdico de uma escola Particular em área nobre na Cidade de Fortaleza, de perfil sócio econômico de classe média alta para alta durante o período de jogos interclasse do dia 29 de agosto a 31 de outubro de 2016. Para entendemos o Arco de Maguerez temos que ter em mente 3 hipóteses para poder classificar a problemática em questão, são elas: Hipótese 1, estabelecer uma ligação estreita entre a problemática práticas lúdicas e o meio real em que sucede, observando-se “in loco” todas as suas características. Hipótese 2, reflexão desprovida de qualquer preconceito, prejulgamentos ou parcialidade sobre o que se observou no real, recorrendo o que existe de material disponível físico e humano na escola. Hipótese 3, numa fase mais adiantada, onde já se tem o total entendimento da escola no que se refere a sua funcionalidade, enquadrar os conhecimentos e sobre as práticas lúdicas no contexto da escola. O ato de brincar de forma prazerosa está cada vez mais relevado a segundo plano perdemos esta ferramenta tão saudável e adquirimos doenças que antes sequer ouvíamos falar em crianças somente em adultos e na terceira idade. A origem destas doenças está relacionada diretamente ao sedentarismo, comportamento este da modernidade onde tudo é feito pela lei do menor esforço, e a ausência de práticas lúdicas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017