O pé diabético representa grave problema de saúde pública e muitas vezes evolui para amputação. Sabe-se, no entanto, que essas complicações podem ser evitadas, sendo necessário que o paciente siga rigorosamente um esquema terapêutico. Diferentes estratégias de enfermagem baseadas na educação com pé diabético têm sido empregadas. Acredita-se que a utilização de instrumentos válidos para avaliação do cuidado com o pé diabético por meio de contato telefônico possa ser eficaz na prevenção de re-hospitalizações e na redução de custos relacionados ao tratamento. Assim, objetivou-se construir um protocolo de avaliação dos cuidados com o pé diabético utilizando o telefone móvel. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: revisão bibliográfica e construção do protocolo, realizado no mês de agosto de 2018 em Fortaleza-Ceará-Brasil. A análise dos estudos possibilitou a construção de duas categorias temáticas: 1) Autocuidado com os pés e 2) Avaliação dos pés. Na Categoria 1, destacaram-se: limpeza diária dos pés e secagem, utilização de hidrantes, uso de calcados adequados, corte de unhas e avaliação diária dos pés. Em relação à avaliação, encontrou-se: avaliação neurológica, circulatória, musculoesquelética e dermatológica. Após a revisão, elaborou-se o “Protocolo de avaliação dos cuidados com o pé diabético utilizando o telefone móvel” o qual ficou composto de quatro seções, quais sejam: 1) Caracterização sociodemográfica; 2) Aspectos clínicos e laboratoriais; 3) Práticas de autocuidado; 4) Avaliação dos pés constituído pelas avaliações neurológica, circulatória, musculoesquelética e dermatológica. Espera-se ter construído uma tecnologia de enfermagem leve-dura que promova uma avaliação dos membros inferiores de pessoas com diabetes
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017