O trabalho docente exige a inserção de diferentes saberes para motivar o estudante a assumir responsabilidade ou corresponsabilidade no processo de aprendizagem. Neste enfoque enfatiza a dramatização como um recurso pedagógico pode promover a construção do conhecimento a partir da vivência do discurso do outro e de lugares por ele transitados, pois para o imaginário tudo é possível. Objetiva-se relatar a experiência da dramatização como mediadora pedagógica para produção do conhecimento acerca do tema “ambiência” para o gerenciamento de serviços de saúde. Relato de experiência com abordagem descritiva acerca da vivência de acadêmicas do 9° período do curso de graduação em enfermagem durante o mês de março de 2018 na disciplina “processo de gerenciar em enfermagem I” de uma faculdade privada do município de Fortaleza-CE. A experiência revelou a dramatização como potente método de apreensão do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e atitudes sobre o tema em estudo ao tempo em que possibilitou a expressão criativa das lições aprendidas pelos discentes. Isto se deve ao fato de que a técnica de dramatização possibilitou a reflexão sobre as situações-problema presentes no contexto da prática profissional bem como instigou à proposição de medidas de melhorias frente as problemáticas enfrentadas. Salienta-se, com base nesta experiência, que o uso da dramatização se configura como ferramenta criativa e potencialmente mediadora dos processos de ensino-aprendizagem especialmente nas disciplinas que exijam do aluno uma reflexão crítica acerca de uma realidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017