UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ELASTICIDADE PREÇO-DEMANDA NO SETOR EXCLUSIVAMENTE ODONTOLÓGICO

  • Autor
  • Antônio Janoca Dias Júnior
  • Co-autores
  • Pedro Henrique Pereira de Queiroz , Felipe Pinho Carneiro , Lucas Gurgel Mota Saraiva , Ocelo Praciano Costa Martins , Antonia Morgana Coelho Ferreira
  • Resumo
  •  

    A Constituição Federal (CF/88) outorgou, nos termos da lei, a atuação do setor privado na saúde (art 198, CF/88). Em 1998 foi promulgada a lei nº 9.656, que regulamenta os planos privados de assistência à saúde. Dentre os serviços voltados para a saúde, encontram-se aqueles exclusivamente odontológicos, objeto desse trabalho. Segundo o Cadastro de Operadoras da Agência Nacional de Saúde (ANS) e o Sistema de Informação de Beneficiários da ANS, hoje são, aproximadamente, 300 empresas prestadoras de serviços exclusivamente odontológicos que atendem cerca de 22,4 milhões de beneficiários (SIB/ANS).

    A quantidade de beneficiários em relação à população ainda é pequena por unidade federativa. E, no cenário do Estado do Ceará, esse índice é da ordem de apenas 10%(SIB/ANS).

    A partir dos dados apresentados, torna-se relevante conhecer a aplicabilidade das estratégias de preço, sua abrangência e seus efeitos sobre o consumidor, de tal sorte que se possa avaliar se as referidas estratégias são uma boa solução de gestão para as empresas do setor.

    A Elasticidade mede o quanto uma variável pode ser afetada por outra (VARIAN, 2012). A Elasticidade está diretamente relacionada à sensibilidade de uma variável em relação a outra. Representa a variação percentual que ocorrerá em uma variável como reação a um aumento de um ponto percentual em outra variável. Existem diversas Elasticidades, porém o cálculo sempre toma como base o mesmo raciocínio. Por exemplo, A Elasticidade de Preço da Demanda é a relação entre a variação percentual da quantidade da demanda e a variação percentual do preço (PINDICK; RUBINFELD, 2006).

    Quanto à caracterização da empresa objeto deste estudo de caso, esta atua no mercado há 28 anos e está entre as cinco maiores operadoras exclusivamente odontológicas do país. Possui a maior carteira relativa, 49,6% do total de beneficiários, dos planos Individual ou Familiar entre as operadoras do mesmo segmento, o que torna a análise estatisticamente relevante para o objeto em estudo.

    Como este trabalho pode contribuir na tomada de decisão das empresas de saúde exclusivamente odontológicas na formação de seus preços? Qual a sensibilidade dos consumidores às variações de preço dos serviços de saúde odontológicos?

    O objetivo geral é calcular a Elasticidade-Preço da curva da demanda. São objetivos específicos: Avaliar o comportamento dos consumidores frente a uma variação dos preços; Calcular a correlação entre a variação percentual do preço e a variação percentual da quantidade de serviços adquiridos.

    Esta pesquisa utiliza tanto a pesquisa bibliográfica, como o estudo de caso. Foi realizado um levantamento da bibliografia sobre os temas relacionados a essa pesquisa. Em seguida, a partir de dados coletados de uma empresa, foi evidenciado o comportamento do público-alvo combinando o que a literatura afirma e esses dados, gerando como resultado um padrão de comportamento para a empresa que participou do estudo de caso. 

     Os resultados apresentaram dados referentes a três formas de pagamentos que podem ser utilizadas para o adimplemento da contratação com a empresa objeto desse estudo, denominadas aqui pelas letras A, B e C.

    De acordo com o meio de pagamento A, observa-se o aumento do preço do ticket médio em 5% provocou uma diminuição de 14% na quantidade de adesões. Dessa forma, a Elasticidade Preço-Demanda apresentou comportamento Elástico, isto é, os consumidores foram sensíveis à variação de preço. Essa sensibilidade provocou uma diminuição na receita total média de, aproximadamente, 9%. A análise da Forma de Pagamento A também apresentou uma correlação entre P e Q, em módulo, de 86%, o que se pode afirmar ser uma correlação forte, segundo Mukaka (2012). Tão somente pela perspectiva da Receita de Vendas, pode-se sugerir que um aumento no preço de vendas não é recomendado.

    De acordo com o meio de pagamento B, observa-se o aumento do preço do ticket médio em 4,76% provocou uma diminuição de apenas 1,79% na quantidade de adesões. Dessa forma, a Elasticidade Preço-Demanda apresentou comportamento Inelástico, isto é, os consumidores não se mostraram sensíveis à variação de preço. Essa insensibilidade provocou um pequeno aumento na receita total média de, aproximadamente, 0,7%. A análise do meio de pagamento B apresentou uma correlação entre P e Q, em módulo, de 64%, o que se pode afirmar ser uma correlação moderada, segundo Mukaka (2012). Tão somente pela perspectiva da Receita de Vendas, pode-se sugerir que um aumento no preço de vendas pode ser recomendado.

    De acordo com o meio C, observa-se o aumento do preço do ticket médio em 4,76% provocou uma diminuição de 5,84% na quantidade de adesões. Dessa forma, a Elasticidade Preço-Demanda apresentou comportamento Elástico, isto é, os consumidores se mostraram sensíveis à variação de preço. Essa sensibilidade provocou uma diminuição na receita total média de, aproximadamente, 3,5%. A análise da Forma de Pagamento C também apresentou uma correlação entre P e Q, em módulo, de 40%, o que se pode afirmar ser uma correlação fraca, segundo Mukaka (2012). Tão somente pela perspectiva da Receita de Vendas, pode-se sugerir que um aumento no preço de vendas não é recomendado.

    A partir das observações e análises colhidas nessa pesquisa, buscou-se avaliar o estudo de caso de uma empresa exclusivamente do setor odontológico e contribuir, a partir de conceitos da microeconomia, na tomada de decisão das empresas quanto à sua estratégia de preços. Para tanto, foi calculado a Elasticidade Preço-Demanda de três meios de pagamento que utilizam os serviços odontológicos da empresa objeto deste estudo e foi observado um caráter singular para cada meio de pagamento, sendo possível classificar o comportamento de seus clientes. Os dados apresentaram uma correlação que variou entre moderada a forte, de sorte que as variáveis não são independentes, isto é, pode-se averiguar um comportamento nas quantidades a partir dos preços. Como sugestão para estudos futuros, pode-se ampliar este estudo tomando outras empresas semelhantes que não variaram seus preços, pois essa nova avaliação seria capaz de avaliar qual a real variação provocada pelo aumento dos preços, isto é, buscaria se aproximar cada vez mais de uma situação todo o mais constante.  

     

  • Palavras-chave
  • Oferta. Demanda. Elasticidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • CONTABILIDADE E FINANÇAS NO CENÁRIO BRASILEIRO
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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