A Constituição Federal (CF/88) outorgou, nos termos da lei, a atuação do setor privado na saúde (art 198, CF/88). Em 1998 foi promulgada a lei nº 9.656, que regulamenta os planos privados de assistência à saúde. Dentre os serviços voltados para a saúde, encontram-se aqueles exclusivamente odontológicos, objeto desse trabalho. Segundo o Cadastro de Operadoras da Agência Nacional de Saúde (ANS) e o Sistema de Informação de Beneficiários da ANS, hoje são, aproximadamente, 300 empresas prestadoras de serviços exclusivamente odontológicos que atendem cerca de 22,4 milhões de beneficiários (SIB/ANS).
A quantidade de beneficiários em relação à população ainda é pequena por unidade federativa. E, no cenário do Estado do Ceará, esse índice é da ordem de apenas 10%(SIB/ANS).
A partir dos dados apresentados, torna-se relevante conhecer a aplicabilidade das estratégias de preço, sua abrangência e seus efeitos sobre o consumidor, de tal sorte que se possa avaliar se as referidas estratégias são uma boa solução de gestão para as empresas do setor.
A Elasticidade mede o quanto uma variável pode ser afetada por outra (VARIAN, 2012). A Elasticidade está diretamente relacionada à sensibilidade de uma variável em relação a outra. Representa a variação percentual que ocorrerá em uma variável como reação a um aumento de um ponto percentual em outra variável. Existem diversas Elasticidades, porém o cálculo sempre toma como base o mesmo raciocínio. Por exemplo, A Elasticidade de Preço da Demanda é a relação entre a variação percentual da quantidade da demanda e a variação percentual do preço (PINDICK; RUBINFELD, 2006).
Quanto à caracterização da empresa objeto deste estudo de caso, esta atua no mercado há 28 anos e está entre as cinco maiores operadoras exclusivamente odontológicas do país. Possui a maior carteira relativa, 49,6% do total de beneficiários, dos planos Individual ou Familiar entre as operadoras do mesmo segmento, o que torna a análise estatisticamente relevante para o objeto em estudo.
Como este trabalho pode contribuir na tomada de decisão das empresas de saúde exclusivamente odontológicas na formação de seus preços? Qual a sensibilidade dos consumidores às variações de preço dos serviços de saúde odontológicos?
O objetivo geral é calcular a Elasticidade-Preço da curva da demanda. São objetivos específicos: Avaliar o comportamento dos consumidores frente a uma variação dos preços; Calcular a correlação entre a variação percentual do preço e a variação percentual da quantidade de serviços adquiridos.
Esta pesquisa utiliza tanto a pesquisa bibliográfica, como o estudo de caso. Foi realizado um levantamento da bibliografia sobre os temas relacionados a essa pesquisa. Em seguida, a partir de dados coletados de uma empresa, foi evidenciado o comportamento do público-alvo combinando o que a literatura afirma e esses dados, gerando como resultado um padrão de comportamento para a empresa que participou do estudo de caso.
Os resultados apresentaram dados referentes a três formas de pagamentos que podem ser utilizadas para o adimplemento da contratação com a empresa objeto desse estudo, denominadas aqui pelas letras A, B e C.
De acordo com o meio de pagamento A, observa-se o aumento do preço do ticket médio em 5% provocou uma diminuição de 14% na quantidade de adesões. Dessa forma, a Elasticidade Preço-Demanda apresentou comportamento Elástico, isto é, os consumidores foram sensíveis à variação de preço. Essa sensibilidade provocou uma diminuição na receita total média de, aproximadamente, 9%. A análise da Forma de Pagamento A também apresentou uma correlação entre P e Q, em módulo, de 86%, o que se pode afirmar ser uma correlação forte, segundo Mukaka (2012). Tão somente pela perspectiva da Receita de Vendas, pode-se sugerir que um aumento no preço de vendas não é recomendado.
De acordo com o meio de pagamento B, observa-se o aumento do preço do ticket médio em 4,76% provocou uma diminuição de apenas 1,79% na quantidade de adesões. Dessa forma, a Elasticidade Preço-Demanda apresentou comportamento Inelástico, isto é, os consumidores não se mostraram sensíveis à variação de preço. Essa insensibilidade provocou um pequeno aumento na receita total média de, aproximadamente, 0,7%. A análise do meio de pagamento B apresentou uma correlação entre P e Q, em módulo, de 64%, o que se pode afirmar ser uma correlação moderada, segundo Mukaka (2012). Tão somente pela perspectiva da Receita de Vendas, pode-se sugerir que um aumento no preço de vendas pode ser recomendado.
De acordo com o meio C, observa-se o aumento do preço do ticket médio em 4,76% provocou uma diminuição de 5,84% na quantidade de adesões. Dessa forma, a Elasticidade Preço-Demanda apresentou comportamento Elástico, isto é, os consumidores se mostraram sensíveis à variação de preço. Essa sensibilidade provocou uma diminuição na receita total média de, aproximadamente, 3,5%. A análise da Forma de Pagamento C também apresentou uma correlação entre P e Q, em módulo, de 40%, o que se pode afirmar ser uma correlação fraca, segundo Mukaka (2012). Tão somente pela perspectiva da Receita de Vendas, pode-se sugerir que um aumento no preço de vendas não é recomendado.
A partir das observações e análises colhidas nessa pesquisa, buscou-se avaliar o estudo de caso de uma empresa exclusivamente do setor odontológico e contribuir, a partir de conceitos da microeconomia, na tomada de decisão das empresas quanto à sua estratégia de preços. Para tanto, foi calculado a Elasticidade Preço-Demanda de três meios de pagamento que utilizam os serviços odontológicos da empresa objeto deste estudo e foi observado um caráter singular para cada meio de pagamento, sendo possível classificar o comportamento de seus clientes. Os dados apresentaram uma correlação que variou entre moderada a forte, de sorte que as variáveis não são independentes, isto é, pode-se averiguar um comportamento nas quantidades a partir dos preços. Como sugestão para estudos futuros, pode-se ampliar este estudo tomando outras empresas semelhantes que não variaram seus preços, pois essa nova avaliação seria capaz de avaliar qual a real variação provocada pelo aumento dos preços, isto é, buscaria se aproximar cada vez mais de uma situação todo o mais constante.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017