Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) vem amplificando suas responsabilidades na garantia de acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), adotando a Estratégia Saúde da Família, um programa de reorganização do SUS, possibilitando maior visibilidade aos processos, modos e formas de se produzir saúde. Com base nesse contexto o Ministério da Saúde iniciou (1996) a organização da Rede Nacional de Informações de Saúde (RNIS) com o propósito de incorporar e propagar as informações do SUS. Diversas experiências que combinam e integram o uso de ferramentas digitais vêm sendo construídas por intermédio de “Observatórios de Saúde Pública”, com o intuito de promover a integração entre as ações de extensão e educação em saúde dos serviços de atenção primária, vigilância e promoção da saúde, favorecendo maior qualidade no atendimento aos usuários. Objetivo: Apresentar o uso de observatórios de saúde pública como uma ferramenta facilitadora nos serviços de atenção básica. Metodologia: Trata-se de uma revisão literária, a partir de artigos pesquisados nas bases de dados MEDLINE, LILACS, diretório de revistas SciELO e na BVS. Foram usados os seguintes palavras chave: qualidade, atenção básica, SUS e inovações tecnológicas. Foram encontrados um total de 15 artigos, e após análises permaneceram 05 estudos. Discussão e Resultados: Com base nas dificuldades em superar a intensa fragmentação das ações e serviços de saúde e qualificar a gestão do cuidado, foi inserida uma ferramenta constituída com estratégias de ampliação e disponibilização de informações e evidências para a tomada de decisões no campo da saúde, incluindo as áreas de vigilância, promoção, atenção primária e gestão da educação em saúde. Os três grandes objetivos dessa ferramenta formam-se no apoio à formação dos trabalhadores do SUS, apoio à disseminação de dados e comunicação em saúde e apoio à qualificação e gestão da informação em atenção primária em saúde. Considerações finais: Baseado neste estudo, podemos considerar a importância destes observatórios no processo de melhora da qualidade da informação, assim como, a possibilidade de produção de análises mais fundamentadas, no contexto do monitoramento e avaliação de diversos dados e tendências, para melhor direcionamento das ações no âmbito da atenção primária. No entanto, é relevante considerar um maior estímulo por financiamentos nesta área devido sua utilização ainda não estar disponível para todos os usuários e nem implementada em todas as unidades básicas de saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017