O mercado está cada vez mais competitivo exigindo com que empresas busquem ferramentas capazes de diferenciá-las nesse meio e assim obter resultados positivos, possibilitando sua permanência no mercado de forma saudável. Dessa forma, os gestores convivem com a necessidade de buscar artefatos contábeis capazes de fornecer informações úteis, fidedignas e tempestivas para auxiliá-los nesse processo.
Visto isso, tem-se os relatórios gerados pela Contabilidade Gerencial como um aliado dos gestores nas tomadas de decisões das organizações. Na visão de Padoveze (2012) sua utilização é necessária para qualquer entidade, pois seus usuários internos a nível de administração e controle precisam de informações contábeis para o processo de planejamento das operações.
Nesse sentido, a Contabilidade Gerencial pode ser considerada como um sistema de informação destinado a auxiliar seus usuários no processo de tomada de decisões. Anthony (1979, p. 17) é sintético em sua caracterização, “a Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração.”
A amostra do estudo foi composta por quinze empresas ganhadoras do prêmio GPTW 2017 categorizadas como grandes empresas no Ceará. Na década de 80, Robert Levering iniciou um trabalho chamado Great Place to Work®, que se caracteriza por estudar e analisar assuntos ligados a conflitos trabalhistas, obtendo resultados como a percepção dos trabalhadores na organização onde colaboram. Atualmente, as empresas que melhor se apresentarem na pesquisa, são premiadas e reconhecidas no intuito de divulgar os bons exemplos e estimular outras empresas a melhorar seu ambiente de trabalho, constituindo assim mecanismos de governança corporativa visto que os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômica levando em consideração os diversos capitais: financeiro, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc. (GPTW, 2018).
Diante do exposto e tendo em vista a relevância da Contabilidade Gerencial no processo de gestão, o objetivo geral deste trabalho é verificar se as empresas cearenses ganhadoras do prêmio GPTW 2017 utilizam ferramentas de contabilidade gerencial, no seu processo de gestão. Nesse sentido, a presente pesquisa busca responder a seguinte problemática: As empresas cearenses ganhadoras do prêmio GPTW 2017 utilizam ferramentas de contabilidade gerencial, no seu processo de gestão?
Os métodos utilizados para essa pesquisa foram por meio de análise empírica-analítica e levantamento, ou (survey) como conhecido na literatura internacional. Nesse sentido, as pesquisas empíricas-analíticas são métodos aplicados que buscam a coletas, tratamento e análise de dados, encontrando assim relações entre as variáveis, MARTINS (2000). Um survey é um conjunto de indagações feita a um determinado grupo, onde o intuito central é extrair informações acerca de um problema estudado, GIL (2002).
A amostra, totalizou 15 grandes empresas ganhadoras do prêmio GPTW em 2017. Em virtude da intencionalidade amostral, os resultados oferecem apenas um breve diagnóstico acerca da utilização das ferramentas de contabilidade gerencial pelas empresas ganhadoras do prêmio de 2017 categorizadas pela própria comissão do prêmio como grandes empresas. Das empresas contatadas foram obtidas respostas de treze (13) empresas, onde as duas (2) faltantes não responderam o e-mail com o questionário.
Aplicaram-se questionários indagavam sobre a utilização de ferramentas de contabilidade gerencial e a visão que os respondentes tinham sobre sua importância. Perguntou-se sobre os benefícios e fatores que motivam ou restringem a implementação de ferramentas de contabilidade gerencial. Ainda quanto à formulação do questionário, baseou-se na metodologia proposta por Soutes (2006) sofrendo algumas alterações para melhor se adaptar a amostra em questão. O questionário foi estruturado em quatro blocos: o Bloco 1 questionava a utilização das práticas de Contabilidade Gerencial pela empresa; o Bloco 2 buscava a percepção do respondente sobre a importância de utilizar as ferramentas de Contabilidade Gerencial; o Bloco 3 os benefícios da implantação das ferramentas percebidos pelo respondente e o Bloco 4 os fatores que restringem ou motivam a implantação das ferramentas na empresa.
O bloco 1 utilizou questões fechadas utilizando escala Likert de cinco pontos para resposta. Para os blocos 3 e 4 foi utilizada a técnica de escalonamento onde o respondente avalia a ordem de relevância do que era indagado respondendo “1” para o mais importante e “7” para o menos importante. Serão sintetizados os resultados obtidos nos blocos 1 e 2 e posteriormente os blocos 3 e 4 da pesquisa.
O objetivo do estudo em questão foi verificar se as empresas ganhadoras do prêmio GPTW de 2017, categorizadas como grandes empresas, utilizam ferramentas de contabilidade gerencial no seu processo de gestão. Todas as pesquisadas afirmaram utilizar pelo menos uma ferramenta das apontadas na pesquisa. Verificou-se também que para a maioria dos objetos estudados houve uma relação diretamente proporcional entre a relevância observada pelos respondentes e sua efetiva utilização dentro da organização.
A principal contribuição deste trabalho, foi evidenciar para o público que as grandes empresas cearenses ganhadoras do prêmio GPTW 2017 utilizam ferramentas gerenciais, e consideram importantes para auxílio da gestão e apontar os principais benefícios das práticas de contabilidade gerencial percebidos por essas empresas.
Sugere-se para pesquisas futuras aumentar o espaço amostral, visto que no estudo em questão a amostra é relativamente pequena, de forma a garantir uma robustez nos resultados. Sugere-se ainda incluir na pesquisa outras variáveis como nível de desempenho da empresa, nível de instrução dos gestores dentre outras variáveis e incluir outras ferramentas estatísticas para análise.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017