O estado nutricional dos trabalhadores afeta não só a saúde e o bem-estar da própria pessoa como influencia na eficiência e segurança no trabalho. Um funcionário bem alimentado responde melhor às atividades diária, executando seu serviço com mais disposição e atenção. O Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, visa incentivar as empresas a zelarem pelo bom estado nutricional do trabalhador, dividindo essa tarefa com o governo, que por vez cede benefícios fiscais como contrapartida. Neste processo ganham trabalhador, empresa e governo. Este trabalho tem como objetivo avaliar o cardápio de almoço de uma empresa de confecção em Fortaleza/CE e compará-lo às recomendações previstas no PAT. Para tanto, foram avaliados dois dias de almoço do cardápio cedido pela própria empresa, com cada alimento avaliado pela Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO). Ao final obteve-se uma média para cada nutriente avaliado e o percentual de adequação à recomendação. Em média o cardápio ficou bem próximo da recomendação para a maioria dos nutrientes, havendo destaque para o excesso de proteína, que obteve 127% de adequação, e também reduzido teor de lipídios, que obteve 90% de adequação. Dessa forma, sugere-se que haja a adequação destes nutrientes para melhor equilíbrio do cardápio institucional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017