A feira José Avelino, foi por muito tempo uma forma de comércio a céu aberto postoque seus feirantes ocupavam as calçadas e ruas de forma indistinta. Dado o referido quadro, a prefeitura de Fortaleza propôs a reorganização do espaço público implementando política pública para sustentabilidade da feira em local adequado. Ocorre que a feira, em seu formato original, contribuía significativamente para o dinamismo econômico dos comerciantes, principalmente devido as características de informalidade. Sendo assim, questiona-se quais os efeitos econômicos e ambientais para os feirantes e o espaço público à partir da aplicação da política pública que resultou na requalificação da Feira José Avelino para o empreendimento intitulado Centro Fashion Fortaleza. Para tanto, tem-se como objetivo central da presente pesquisa analisar a sustentabilidade econômica e ambiental após citada requalificação. Como objetivos específicos tem-se: compreender o processo histórico de formação da Feira José Avelino; identificar as condições de adesão dos feirantes ao novo empreendimento Centro Fashion Fortaleza e analisar os reflexos econômico e ambiental do novo cotidiano comercial.No tocante ao caminho metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliografia de abordagem qualitativa tendo como instrumentos o levantamento de dados disponibilizados em domínio público da Internet, reportagens, artigos e leis. A pesquisa revelou que as mudanças implementadas promoveram a organização do espaço publico originário da feira. No entanto a adesão dos feirantes ao novo espaço condiciona ao pagamento de taxas para utilização do box que, por sua vez, vem onerando-os significativamente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017