A importância da vitamina A na saúde infantil
Nutrição
Stefanny Cavalcante Costa
FAMETRO(faculdade metropolitana da grande fortaleza)
INTRODUÇÃO:
A deficiência de vitamina A é considerado um problema de saúde pública. Sendo uma das principais deficiências de micronutrientes relacionado a saúde materno infantil. É uma condição que afeta quase 190 milhões de crianças pré-escolares no mundo e 17,4% das crianças brasileiras menores de 5 anos de idade.(FARIAS, PAULA KAROLINE SOARES et al, 2015). É uma importante vitamina, por exercer funções fisiológicas essenciais para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Sendo duas de suas principais deficiências a xeroftamia, podendo levar a cegueira noturna e o comprometimento do sistema imunológico, que interrompem seriamente a qualidade da saúde infantil.
OBJETIVO:
O objetivo desta pesquisa é analisar através de uma revisão de literatura a importância que a vitamina A exerce sobre a saúde das crianças.
METODOLOGIA:
Realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos publicados nos últimos cinco anos, através de uma pesquisa feita pela ferramenta Google Acadêmico. Outra ferramenta de grande importância para essa pesquisa foi um livro de bases bioquímicas e fisiológicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A hipovitaminose A compromete a resposta imune, e causa a cegueira noturna principalmente em crianças. Além de ter funções fisiológicas na visão, ela também exerce funções como, desenvolvimento fetal, paladar, audição, apetite, integridade tecidual(COZZOLINO, SILVIA MARIA FRANCISCATO; COMINETTI, CRISTIANE, 2013). Essa deficiência ainda é um problema de saúde pública, e é por isso que o ministério de saúde brasileiro instituiu o programa nacional de vitamina, que distribui doses gratuitamente nas unidades básicas de saúde.(FARIAS, PAULA KAROLINE SOARES et al, 2015).
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A importância dessa vitamina para o bom desenvolvimento das crianças é nítido mediante a pesquisas e estudos, esse micronutriente essencial para a saúde infantil deve ser suplementado para crianças que não conseguem ingerir níveis diários de retinol na dieta. Mas de maneira nenhuma pode ser desconsiderada pelo os pais, nutricionistas, e todos os estudantes e profissionais da área da saúde que mantém alguma ligação com a área pediátrica.
Referencias:
GRILO, Evellyn.C. et al. Efeito da suplementação materna com vitamina A sobre a concentração de retinol no colostro. Rio de Janeiro: jornal de pediatria, 2014.
PIRES, Pollyanna Costa Cardoso. et al. Retinol sérico, condição clínica e perfil dietético relacionado à vitamina A em pré-escolares. Juiz de Fora: HU revista, 2014.
FARIAS, Paula Karoline Soares. et al. Consumo habitual de alimentos fontes de vitamina A em pré-escolares da zona rural no Norte de Minas Gerais. Campinas: Revista de Nutrição, 2015.
COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato; COMINETTI, Cristiane. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição, nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. São Paulo: Manole, 2013.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017