Introdução: Os dependentes químicos possuem altos índices de recaídas, sendo a motivação um dos fatores importantes para o sucesso do tratamento. Com a desinstitucionalização, fez-se necessária a elaboração de novas abordagens terapêuticas levando em conta a subjetividade do sujeito no qual ele precisa de espaços de convivência onde possa expressar opiniões e escolhas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada com dependentes químicos em processo de desintoxicação pela visão de acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de grupo terapêutico em uma unidade de desintoxicação no qual 17 adictos em múltiplas drogas, participaram de momentos que se baseavam em através de desenhos e escuta proporcionarem a liberação de sentimentos negativos e repensarem seus projetos de vida os estimulando se tornarem sempre pessoas melhores, traçando metas e usando de sua motivação como fonte. Resultados: No grupo terapêutico ele desenvolve laços de cuidado consigo mesmo e compartilha experiências com os demais. (Mendonça, 2005). Foi observada a necessidade que eles têm de escuta terapêutica como uma forma de liberar suas angústias e anseios, sendo um momento de grande valia para o processo que estavam vivenciando. Conclusão: O grupo ajuda o adicto a superar dificuldades com os próprios sentimentos e o seu emocional, os estimulando a realizarem a revalorização de suas vidas, a reorganização e reinserção no meio social e familiar.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017