O transtorno do espectro autista, é uma circunstância permanente, onde suas características podem ser observadas deste do nascimento tornando-se perceptivas ao longo do processo de desenvolvimento do indivíduo. Estas peculiaridades apresentadas caracterizam-se pela dificuldade em interagir socialmente, não mantém contato visual, repetem sons ou palavras sem sentido, possuem apego a objetos, resistem a mudanças de rotina, entre outras. Assim objetiva-se com essa pesquisa verificar o entendimento dos professores de Educação Física Escolar sobre o espectro autista, assim como a compreensão exposta por este mediante a necessidade de aplicação de aula para este público. Esta pesquisa se classifica como um estudo de campo, transversal, descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa vinte docentes de Educação Física Escolar atuantes em escolas públicas e privadas. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com dez perguntas. Os principais resultados apontam que 60% acreditam estar parcialmente preparados para trabalharem com aluno com espectro do autismo, 20% creem haver ausência de preparação, com o mesmo percentual de 20% julgam estarem aptos para trabalharem. Com relação a identificação de características 90%, mencionaram que identificaram alguma característica desse transtorno nos seus alunos e, 10%, não detectaram. Deste modo os achados apontam que os professores não se sentem totalmente preparados para trabalharem com alunos autistas, e algumas das dificuldades relatadas por eles para a inclusão nas aulas é a falta de preparação do profissional, pouca comunicação entre pais, escolas e professores, a conscientização dos outros alunos para com o autista, além do número excessivo de alunos por turma, falta de recursos, entre outros obstáculos apresentados. Conclui-se que há a necessidade de uma formação continuada de conhecimentos, realização de planejamento, uma proximidade entre família, escolar e o professor de Educação Física, também a realização de uma avaliação inicial desse aluno e ao longo das aulas, com o intuito de proporcionar a estes um melhor desenvolvimento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017