Educação Física e Autismo: Perspectiva Docente

  • Autor
  • Isabela Moura Nantes
  • Co-autores
  • Maria Clara Sousa Jales , Pedro Ítalo Uchôa de Melo , Ailson Lima Maia , Roberta Oliveira da Costa , Luís Torres Raposo Neto
  • Resumo
  •  

    O transtorno do espectro autista, é uma circunstância permanente, onde suas características podem ser observadas deste do nascimento tornando-se perceptivas ao longo do processo de desenvolvimento do indivíduo. Estas peculiaridades apresentadas caracterizam-se pela dificuldade em interagir socialmente, não mantém contato visual, repetem sons ou palavras sem sentido, possuem apego a objetos, resistem a mudanças de rotina, entre outras. Assim objetiva-se com essa pesquisa verificar o entendimento dos professores de Educação Física Escolar sobre o espectro autista, assim como a compreensão exposta por este mediante a necessidade de aplicação de aula para este público. Esta pesquisa se classifica como um estudo de campo, transversal, descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa vinte docentes de Educação Física Escolar atuantes em escolas públicas e privadas. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com dez perguntas. Os principais resultados  apontam que 60% acreditam estar parcialmente preparados para trabalharem com aluno com espectro do autismo, 20% creem haver ausência de preparação, com o mesmo percentual de 20% julgam estarem aptos para trabalharem. Com relação a identificação de características 90%, mencionaram que identificaram alguma característica desse transtorno nos seus alunos e, 10%, não detectaram. Deste modo os achados apontam que os professores não se sentem totalmente preparados para trabalharem com alunos autistas, e algumas das dificuldades relatadas por eles para a inclusão nas aulas é a falta de preparação do profissional, pouca comunicação entre pais, escolas e professores, a conscientização dos outros alunos para com o autista, além do número excessivo de alunos por turma, falta de recursos, entre outros obstáculos apresentados. Conclui-se que há a necessidade de uma formação continuada de conhecimentos, realização de planejamento, uma proximidade entre família, escolar e o professor de Educação Física, também a realização de uma avaliação inicial desse aluno e ao longo das aulas, com o intuito de proporcionar a estes um melhor desenvolvimento.

  • Palavras-chave
  • Educação Física, Autismo, Inclusão
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Pedro Lucas Bezerra Porto

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Comissão Científica

 

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Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017