ATUAÇÃO DO MONITOR NA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA OSCE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Dayani Peixoto Macedo
  • Co-autores
  • Léa Dias Pimentel Gomes Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    A monitoria proporciona o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas através do suporte que é fornecido aos alunos assistidos. Uma metodologia utilizada na monitoria para o desenvolvimento das habilidades do aluno é o OSCE, Exame Clínico Objetivamente Estruturado (OSCE, do inglês, Objective Structured Clinical Examination). O OSCE é apontado como elemento essencial na melhoria do ensino-aprendizagem, pois funciona como uma ferramenta de avaliação das competências clinicas com a adoção de procedimentos padronizados. Objetivo: Relatar a experiência vivida como monitora na disciplina de Saúde da Mulher do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior na cidade de Fortaleza, Ceará. Método: Seguindo os princípios da metodologia OSCE, os alunos foram observados durante a realização de tarefas clinicas especificas. Participaram da simulação, acadêmicos do 7º semestre, sendo os OSCEs executados no nos meses de Abril a Junho de 2018. A atividade proposta era a simulação do atendimento de enfermagem realizado na clínica escola da referida faculdade, em situações diversas, tais como: Assistência à mulher vitima de violência, orientações quanto ao uso dos métodos contraceptivos e realização da coleta citopatológica. Conclusão: A experiência vivenciada com os alunos no processo de preparação, realização e conclusão dos casos foram de extrema importância na formação enquanto monitora, tendo em vista que essa atividade possibilita a ampliação da formação acadêmica trazendo uma vivencia maior da docência. Utilizar metodologia OSCE, nos fez perceber as fragilidades específicas de cada aluno, pois da á ele a oportunidade de por em pratica algo antes somente visto na teoria.

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria, enfermagem, ensino, formação acadêmica.
  • Área Temática
  • PROCESSO DE CUIDAR
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Pedro Lucas Bezerra Porto

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Comissão Científica

 

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Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017