A monitoria proporciona o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas através do suporte que é fornecido aos alunos assistidos. Uma metodologia utilizada na monitoria para o desenvolvimento das habilidades do aluno é o OSCE, Exame Clínico Objetivamente Estruturado (OSCE, do inglês, Objective Structured Clinical Examination). O OSCE é apontado como elemento essencial na melhoria do ensino-aprendizagem, pois funciona como uma ferramenta de avaliação das competências clinicas com a adoção de procedimentos padronizados. Objetivo: Relatar a experiência vivida como monitora na disciplina de Saúde da Mulher do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior na cidade de Fortaleza, Ceará. Método: Seguindo os princípios da metodologia OSCE, os alunos foram observados durante a realização de tarefas clinicas especificas. Participaram da simulação, acadêmicos do 7º semestre, sendo os OSCEs executados no nos meses de Abril a Junho de 2018. A atividade proposta era a simulação do atendimento de enfermagem realizado na clínica escola da referida faculdade, em situações diversas, tais como: Assistência à mulher vitima de violência, orientações quanto ao uso dos métodos contraceptivos e realização da coleta citopatológica. Conclusão: A experiência vivenciada com os alunos no processo de preparação, realização e conclusão dos casos foram de extrema importância na formação enquanto monitora, tendo em vista que essa atividade possibilita a ampliação da formação acadêmica trazendo uma vivencia maior da docência. Utilizar metodologia OSCE, nos fez perceber as fragilidades específicas de cada aluno, pois da á ele a oportunidade de por em pratica algo antes somente visto na teoria.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017