EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: UMA ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO DA INFLUENZA A (H1N1) EM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
Carliane Sales Muniz
Dayani Peixoto Macedo
Leiliane Silva Alencar
Rhafaella de Araújo Castro
Sabrina Paula dos Santos Ferreira
Ana Carolina de Oliveira e Silva
INTRODUÇÃO: O envelhecimento é uma realidade mundial, com destaque para os países em desenvolvimento. Segundo Brasil (2006) estima-se que para o ano de 2050 existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos ou mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. De acordo com Papaléo Netto (2002) essa fase da vida é marcada por uma série de alterações que reduzem a capacidade adaptativa desses indivíduos tornando-os mais vulneráveis aos processos patológicos. Entre essas alterações estão aquelas relacionadas ao sistema imunológico e o consequente risco elevado para o desenvolvimento de doenças infecciosas, dentre elas, a Influenza que apresenta alta incidência entre os idosos (SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES; SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2016). Assim, torna-se relevante traçar estratégias com o intuito de divulgar as características dessas doenças e os meios para prevenção. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes de enfermagem, na condução de uma atividade de educação em saúde sobre higienização correta das mãos para idosas institucionalizadas. METODOLOGIA: Trata- se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem do oitavo semestre, a partir de uma atividade desenvolvida com idosas residentes em uma instituição de longa permanência localizada na cidade de Fortaleza-CE. A ação ocorreu em maio de 2018 durante o estágio curricular da disciplina Processo de Cuidar da Saúde do Idoso e envolveu 12 idosas que residiam na instituição. Foram utilizados para a prática da atividade: álcool à 70% (em gel), caneta marca texto e uma lâmpada ultravioleta. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente as discentes realizaram uma breve explanação sobre a Influenza A (H1N1), suas características, mecanismo de transmissão, os sinais e sintomas, e as possíveis complicações ocasionadas por essa patologia. Em seguida, as acadêmicas apresentaram a técnica correta de lavagem das mãos e a sua importância na prevenção da propagação de diversas doenças. No terceiro momento, as idosas foram convidadas a colocar em prática a técnica aprendida. Para tanto, elas utilizavam o álcool (que já havia sido misturado a tinta da caneta marca texto) para higienizar as mãos e repetiam os movimentos descritos pelas discentes, em seguida foram convidadas a avaliar se a técnica havia sido realizada da maneira correta através da exposição das mãos à luz ultravioleta, que possibilitava a visualização de lugares onde havia álcool acumulado (representando as sujidades/micro-organismos). A atividade despertou o interesse das participantes, visto que era algo novo e diferente. Foi possível perceber que a maioria conseguiu compreender a técnica adequada de lavagem das mãos e a sua importância para a prevenção de enfermidades infecciosas. CONCLUSÃO: Percebeu-se, a partir da atividade desenvolvida, a importância da educação em saúde como um método eficaz para a promoção da saúde e prevenção de doenças e o papel fundamental do enfermeiro para o sucesso dessas ações.
Descritores: Idoso, Educação em saúde, H1N1, Enfermagem.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 192p. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2018.
PAPALÉO NETTO, Matheus. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 2002.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. GUIA DE VACINAÇÃO GERIATRIA SBIm/SBGG 2016/17. 2016. Disponível em: < https://sbim.org.br/images/files/guia-geriatria-sbim-sbgg-3a-ed-2016-2017-160525-web.pdf> Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
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Comissão Científica
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Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
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Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017