INTRODUÇÃOAs feridas representam uma sequencia de limitações, trazendo impactos biopsicossociais para a vida do paciente. O enfermeiro possui um papel de grande relevancia na vida dos indivíduos portadores de lesões de pele, fazendo com que eles possam adquirir o conhecimento e o poder que tem sobre a sua própria vida e aprendendo a ter autonomia sobre o seu autocuidado, assim podendo tomar decisões sobre a sua própria saúde. Emponderar o paciente é fazer com que ele se sintaimportantee útil, mostrar a força que eles tem no seu próprio tratamento e que a sua recuperação tem umagrande ajuda da equipe de enfermagem, porém o seu protagonismo é essencial .OBJETIVORelatar a experiência das acadêmicas de enfermagem sobre o despertar de novos olhares sobre o cuidado e a importância bem estar do paciente de uma forma completa .MÉTODO Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicas de enfermagem do 3°e 4° semestre da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza-CE, no período de outubro de 2017 á marco de 2018 no exercício da profissão em uma instituição privada de Maracanaú-CE com supervisão da enfermeira assistencial da instituição. Para enriquecimento do estudo realizou-se uma pesquisaem artigos indexados (SCIELO). Respeitando os aspectos éticos da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).RESULTADOS E DISCUSÕES A realização desta pesquisa fez com que as autoras adquirissem um olhar mais amplo sobre o cuidado e o impacto biopsicossocial que as feridas e lesões de pele trazem para vida de um individuo, os conhecimentos da academia, tinham dispertado um olhar apenas para o cuidado físico e não todos os impactos psicilogicos e sociais . Observou-se que o enfermeiro deve ter um olhar humanizado para perceber que as pessoas sofrem por varias razões, dentre elas, pode-se destacar o fato de ter uma ferida que comprometa a sua autoestima e autoimagem, a dor da alma as vezes supera a dor física da lesão. Assim, o profissional deve procurar estabelecer uma relação de cuidado com o paciente, visando minimizar os impactos causados pela ferida em sua vida , dando a ele a chance de mudar a sua realidade por meio do seu protagonismo no seu autocuidado. O relacionamento interpessoal a vinculação, empatia, escuta qualificada foi percebida como mais essencial do que a melhor técnica manual de se fazer um cuidado na lesão.CONSIDERAÇÕS FINAIS: A vivencia enquanto acadêmicos conseguiu confirmar experiências encontradas na literatura cientifca acerca do cuidado de enfermagem,humanização e a importância do empoderamento do paciente no processo de saúde. A busca para a melhoria da qualidade do atendimento e acolhimento do paciente cresceu acerca de cada troca de curativos e observando a melhora do paciente como um todo, assim aprendemos que o contato e o conhecimento sobre o paciente faz com que a evolução dele seja ainda enriquecedora e satifatoria, tanto para a equipe quanto para o paciente e seus familiares.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017