Introdução: O câncer de mama resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. Tais alterações genéticas podem provocar mudanças no crescimento celular ou na morte celular programada, levando ao surgimento do tumor (BRASIL, 2013). O câncer de mama masculino é uma doença rara, representando cerca de 1% entre os tumores malignos que comprometem o homem, cuja incidência aumenta com a idade. A proporção é de que a cada 150 mulheres diagnosticadas com câncer de mama haja 1 caso masculino. O diagnóstico, na maioria dos casos é feito tardiamente com a média de idade em torno dos 60 anos, o que compromete o prognóstico, sendo pior em relação ao feminino, acarretando maior morbimortalidade (BONFIM, 2014). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na condução de uma palestra realizada para homens sobre câncer de mama masculino em uma Unidade Básica de Saúde - UBS de Fortaleza. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma UBS da Regional 1 do município de Fortaleza- CE, em novembro de 2017. O Público alvo foram os pacientes masculinos aproximadamente 30 participantes que aguardavam a consulta eletiva os quais foram convidados a participar de uma educação em saúde onde puderam aprender a fazer o auto exame das mamas. Resultados: A educação em saúde realizada pelos acadêmicos de enfermagem promoveu um momento de conhecimento e descontração sobre um assunto ainda bem desconhecido entre o público presente, eles tiveram espaço para realizar perguntas, tirar dúvidas e realizaram o auto exame das mamas, conheceram mais sobre os sinais e sintomas dessa doença. Conclusão: Verificou-se a importância da realização de educação em saúde para a comunidade contribuindo para promoção da saúde e prevenção de doenças, é necessário a desmistificação de que o câncer de mama acometa somente mulheres haja vista que foi perceptível a deficiência de informação e conhecimento entre os participantes sobre o assunto abordado
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017